Os benefícios da combinação de acupuntura e fisioterapia

beneficios-combinacao-acupuntura-fisioterapia

Reduza a dor e ajude a cicatrização dos tecidos de forma rápida e eficaz. Tanto a acupuntura quanto a fisioterapia são conhecidas por aliviar a dor e reduzir a inflamação.

Muitas pessoas pensam nessas modalidades como separadas e não relacionadas, mas quando combinadas, há efeitos sinérgicos que podem melhorar o alívio da dor e fornecer resultados duradouros para os pacientes.

Conheça os benefícios de combinar acupuntura e fisioterapia e a melhor maneira de usá-los juntos para reduzir a dor e ajudar na cicatrização dos tecidos.

O que é Fisioterapia?

A fisioterapia usa uma combinação de exercícios terapêuticos e alongamentos, massagem, terapia de calor e frio, ultrassom e terapia com água morna para aliviar a dor, prevenir e tratar lesões, melhorar o movimento e a mobilidade e fornecer reabilitação pós-cirurgia ou após um acidente ou acidente vascular cerebral.

Um fisioterapeuta é um profissional de saúde licenciado que é um especialista em movimento treinado. Um fisioterapeuta avalia as necessidades de seu paciente fazendo um histórico completo do caso e realizando testes físicos específicos para determinar a postura do paciente e sua capacidade de se mover e fazer movimentos diários, como agarrar e dobrar.

Trabalha com todas as faixas etárias, desde recém-nascidos até idosos, e cria planos de tratamento detalhados e específicos para as necessidades do paciente. Isso pode ser uma combinação de exercícios, alongamentos e massagem.

Como funciona a Acupuntura?

Caso você não saiba para que serve a acupuntura, a acupuntura faz parte da Medicina Tradicional Chinesa e envolve a inserção de pequenas e finas agulhas em pontos específicos de acupuntura no corpo. É uma modalidade segura e eficaz que visa trazer o corpo de volta ao equilíbrio, reduzindo a inflamação, melhorando o fluxo sanguíneo para os órgãos e regulando a produção de hormônios.

A acupuntura é altamente eficaz para aliviar a dor, reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar o humor, liberar a tensão muscular e auxiliar na reparação e cicatrização dos tecidos.

Depois de obter um histórico abrangente do caso, um acupunturista avaliará as necessidades de seu paciente e realizará uma série de sessões de acupuntura que também podem envolver acupuntura auricular (ouvido), acupuntura no couro cabeludo ou agulhamento seco e acupuntura de ponto-gatilho.

Quais são os benefícios de usar a acupuntura junto com a fisioterapia?

Combinar acupuntura e fisioterapia é uma maneira eficaz de reduzir a dor e tratar a lesão tecidual com rapidez e sucesso. A acupuntura reduz a inflamação e libera a tensão muscular e os pontos-gatilho.

Quando os músculos estão mais relaxados e os pontos-gatilho são liberados, o paciente é mais capaz de realizar a terapia manual ou técnicas de fisioterapia baseadas em exercícios.

A acupuntura cria uma janela de tempo em que seu corpo é capaz de ter um melhor desempenho e é durante esses momentos que melhorar a força e a amplitude de movimento é mais eficaz.

Os benefícios de usar ambas as terapias combinadas são:

  • Melhor alívio da dor

  • Maior amplitude de movimento

  • Menos inflamação e inchaço

  • Cicatrização e reparo de tecidos mais rápidos

  • Melhor capacidade de fazer exercícios de fisioterapia devido à redução da dor

  • Menos dependência de analgésicos para controlar os sintomas

  • Mais energia e melhor humor

  • Melhor qualidade de vida em geral

Um estudo demonstrou o uso de acupuntura e fisioterapia, tanto como modalidades autônomas quanto combinadas, para pacientes com ombro congelado. Dos 75 pacientes avaliados, 30 receberam acupuntura, 30 foram tratados com fisioterapia e 15 receberam ambas as técnicas de tratamento.

Os resultados foram determinados pela redução da dor, melhora da amplitude de movimento e melhoria da qualidade de vida. Aqueles que receberam acupuntura apresentaram uma redução acentuada da dor e o grupo de fisioterapia mostrou o aumento da amplitude de movimento como o principal benefício. Mas para que isso realmente tenha resultado é preciso saber onde fazer fisioterapia.

Os pacientes que receberam acupuntura e fisioterapia combinados tiveram o melhor resultado de redução da dor, aumento da amplitude de movimento e melhora da qualidade de vida.

Outro estudo mostrou os efeitos da acupuntura e fisioterapia combinadas em pacientes com dores de cabeça do tipo tensional. Os pacientes foram divididos em dois grupos: (1) acupuntura e alongamento e (2) acupuntura, alongamento e fisioterapia.

Durante um período de quatro semanas em que tiveram dez sessões de tratamento, o grupo que recebeu a combinação de acupuntura, alongamento e fisioterapia apresentou melhora significativa nas medidas cognitivas e psicossomáticas da dor, índice de incapacidade e qualidade de vida.

Sobreposição entre acupuntura e fisioterapia

Há alguma sobreposição entre o escopo da prática entre acupunturistas e fisioterapeutas. Uma vez que ambas são abordagens da medicina física para o tratamento, isso não deve ser surpresa. Dependendo do estado ou país em que você está, seu fisioterapeuta pode fazer algumas coisas que um acupunturista não pode fazer, e seu acupunturista pode fazer algumas coisas que um fisioterapeuta não pode fazer.

Aqui estão algumas técnicas comuns que podem ser empregadas por um acupunturista ou fisioterapeuta

Você pode fazer acupuntura com fisioterapia?

Acupuntura e fisioterapia complementam-se extremamente bem. A acupuntura se concentra em reduzir a tensão física e os pontos de gatilho enquanto acalma o sistema nervoso, enquanto o fisioterapeuta ajuda a fortalecer e restaurar padrões de movimento saudáveis.

Aqui na Morningside Acupuncture, recomendamos iniciar os tratamentos de acupuntura em qualquer fase durante a fisioterapia. Idealmente, você os iniciaria juntos – pois isso dará tempo para que seus músculos fiquem mais relaxados e reduzam a dor e a inflamação ao iniciar a terapia de exercícios.

Gerencie a dor e a lesão tecidual naturalmente

Combinar acupuntura e fisioterapia é uma maneira eficaz de reduzir a dor e a inflamação rapidamente e maximizar a resposta de cura do seu corpo. A acupuntura melhora a capacidade e a capacidade do seu corpo de fazer o exercício físico necessário para melhorar o movimento e a mobilidade.

Fale com um de nossos experientes acupunturistas hoje para saber como você pode usar a acupuntura juntamente com a fisioterapia para melhorar sua saúde.

Leia também: Qual o melhor horário para tomar vitamina D? Saiba aqui!

Gostou? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest