Qual melhor horário para tomar fluoxetina? Descubra!

Ainda existe muita dúvida quanto a qual melhor horário para tomar fluoxetina, e se essa também é a sua pergunta, chegou no lugar certo!

É normal as pessoas terem dúvidas sobre qual o melhor horário para tomar pregabalina ou então qual o melhor horário para tomar vitamina D e isso porque remédios com prescrição devem ser tomados na hora recomendada pelo médico.

Portanto, para responder todas as suas perguntas, elaboramos um pequeno manual, com tudo o que você sabe sobre fluoxetina: quando é prescrito, como usar, contraindicações…

Apenas lembrando que nenhuma informação passada aqui substitui a consulta com um profissional de saúde habilitado!

Quando é indicado o fluoxetina

Esse medicamento é um antidepressivo da família dos inibidores de recaptura de serotonina.

Também é indicado em associação com psicoterapia no tratamento de estados depressivos em crianças de mais de 8 anos, no caso da terapia sozinha não tiver a resposta desejada.

Como se trata de um antidepressivo, é crucial o acompanhamento médico, principalmente em crianças e adolescentes, pois estudos mostram um maior risco de suicídio.

Como fluoxetina funciona?

Para entender qual melhor horário para tomar fluoxetina, como esse medicamento funciona?

Então, todos nós temos no nosso cérebro uma substância chamada de serotonina. As pessoas deprimidas, que sofrem de transtornos obsessivos compulsivos ou bulimia apresentam taxas menores de serotonina que outras.

O funcionamento da fluoxetina ainda não é totalmente explicada, mas pode ajudar a aumentar as taxas de serotonina no cérebro.

A eficácia dos antidepressivos geralmente não é imediata, sendo necessário um período, às vezes de semanas, para que os efeitos benéficos sejam sentidos.

Algumas pessoas podem sentir sintomas indesejados no início do tratamento, mas isso não significa que o tratamento deve ser interrompido.

Em determinados casos, será necessário seguir um tratamento durante semanas ou mesmo meses para garantir que os sintomas desapareçam.

É fundamental seguir as recomendações do seu médico, uma vez que a interrupção prematura do tratamento pode levar a uma recaída.

Por isso, é aconselhável parar o tratamento progressivamente, diminuindo a dosagem ou espaçando para evitar efeitos adversos.

Qual melhor horário para tomar fluoxetina?

Procure um médico para saber a dosagem e os horários para se medicar. Isso é importante pois evita excesso ou falta da dosagem correta.

Apenas para você ter uma ideia geral, veja o que geralmente os médicos recomendam:

Qual melhor horário para tomar fluoxetina: adultos

  • Depressão: 1 comprimido por dia. E se o médico achar necessário pode aumentar progressivamente, até uma dose máxima de 3 comprimidos (60 mg) por dia;
  • Bulimia: recomenda-se 3 comprimidos por dia;
  • Transtorno obsessivo compulsivo: 1 comprimido por dia. O médico pode avaliar e adaptar a dose se achar necessário após 2 semanas de tratamento.

Qual melhor horário para tomar fluoxetina: idosos

Em caso de idosos, o médico vai aumentar a dose com mais cautela. Dose diária de 2 comprimidos ao dia. 

Qual melhor horário para tomar fluoxetina: crianças

Em suma, a dose inicial em crianças com mais de 8 anos é geralmente de 10 mg por dia, e pode ser ajustada pelo médico, o qual deve ser altamente capacitado.

 Fluoxetina deve ser tomada com um pouco de água, junto ou não com alimentos, e os comprimidos não devem ser partidos.

Por exemplo, o médico é quem vai determinar o melhor horário, e é aconselhável tomar sempre na mesma hora, de preferência de manhã ou à tarde para evitar insônia.

Agora, se você se esqueceu de tomar, basta tomar o próximo no horário habitual, e nunca tome dois comprimidos para compensar a dose esquecida.

Quais os efeitos indesejados da fluoxetina?

Agora que você já entendeu para que serve e qual melhor horário para tomar fluoxetina, seria interessante conhecer alguns efeitos indesejados, que podem surgir no início do tratamento.

  • Insônia;
  • Dor de cabeça;
  • Náuseas;
  • Diarreia;
  • Fadiga,

Algumas pessoas podem sentir ansiedade, sonolência, palpitações, perda de apetite, boca seca, entre outros sintomas.

É importante relatar ao seu médico se sentir qualquer sintoma desagradável e talvez seja necessário ajustar a dosagem.

Quem não pode tomar fluoxetina?

Em suma, apenas um profissional de saúde está habilitado a indicar esse medicamento, além de orientar quanto a qual melhor horário para tomar fluoxetina.

  • Pacientes alérgicos à fluoxetina ou a qualquer um de seus compostos;
  • Quem está utilizando inibidores de monoaminoxidase (IMAO), reversíveis ou não.

Ou seja, nesse último caso, o paciente deverá esperar no mínimo 14 dias após a suspensão do tratamento com IMAO para iniciar o tratamento com cloridrato de fluoxetina.

Por fim, como se trata de um antidepressivo, deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas, uma vez que pode aumentar os efeitos colaterais.

Considerações Finais 

Portanto, agora que você já sabe tudo sobre fluoxetina, nunca se esqueça que só pode ser tomada com orientação de um profissional e que você nunca deve se automedicar!

Mais conteúdos em Portal Útil.

Gostou? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest