Muitas mães de primeira viagem querem saber tudo sobre seus bebês, e uma das principais perguntas é como é o feto com 17 semanas.

Se você é uma delas, saiba que é nessa época que a barriga já começa a aparecer e todos aqueles enjoos desaparecem, e assim, você se sente muito mais disposta.

Mas, e o bebê? Qual o tamanho? Peso? Já está mexendo?

Então, descubra todas essas respostas aqui!

Feto com 17 semanas: como é seu desenvolvimento?

Um feto com 17 semanas, que equivale ao final do 4º mês, pode medir cerca de 19 cm e pesar aproximadamente 140 a 180 gramas.

É nessa fase que a gordura começa a se formar, que vai permitir ao bebê conservar seu calor, que vai ajudar a regular a temperatura após o nascimento.

A pele é fina e coberta por uma camada de pelos, que têm como função proteger o bebê.

Apesar do rosto ainda não bem definido, os olhos já estão na parte central, assim como as orelhas mais próximas da sua posição.

A sua audição também está mais apurada, tanto que barulhos mais fortes podem assustá-lo, assim como reage a estímulos táteis.

E o marco na 17ª semana de gestação é que o bebê começa a se mexer, e daqui para a frente, você vai receber muitos chutes. Ele já boceja e adora dormir.

Veja também: Qual Melhor Creme Hidratante para Bebê? Saiba como escolher

Feto com 17 semanas: corpo da mamãe

Se a 17ª semana de gestação é geralmente mais agradável para a maioria das mães, você pode sentir um pouco mais de cansaço, problemas de constipação, e, às vezes, algumas vertigens.

Mas não precisa se preocupar, pois isso é super normal, que com uma alimentação rica em fibras, ingestão de água suficiente e uma boa noite de sono, pode ajudar a aliviar esse desconforto.

Além disso, por conta do aumento de peso do feto com 17 semanas, você pode sentir dores na lombar, e dormir de lado ajuda bastante.

No final do quarto mês, câimbras e varizes podem aparecer, uma vez que o útero tem um maior volume e o tamanho do bebê pode afetar a circulação sanguínea.

A dica é manter as pernas para cima sempre que possível, e evitar ficar muito tempo sentada ou em pé, para evitar a retenção de líquidos e inchaço.

Conclusão

Você conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre o feto com 17 semanas?

Nada mais emocionante do que ouvir o coração do bebê batendo acelerado e sentir ele se espreguiçando e chutando.

Não deixe de fazer todo o acompanhamento pré-natal e se sentir alguma coisa diferente, converse com seu médico, pois isso é o que vai garantir não apenas a saúde da mãe, mas o desenvolvimento saudável do seu bebê!

Avatar de Fátima Watanabe

Fátima Watanabe, biblioteconomista formada pela UFMG, iniciou sua carreira escrevendo sobre Dante Alighieri. Atualmente, é pesquisadora, utiliza palavras-chave na didática e produz editoriais e artigos.