A gamificação na saúde tem se destacado cada vez mais e pode substituir ou complementar o modelo tradicional de ensino. Esse sistema tem sido bem aceito por estudantes de diferentes áreas, uma vez que o processo de aprendizado se torna dinâmico e divertido.

A abordagem não apenas torna o aprendizado mais interessante e divertido, mas também melhora a retenção de aprendizado, bem como a participação dos educandos, independente da área estudada.

O que é gamificação e por que ela é importante na educação em saúde?

Gamificação trata-se do ato de implementar elementos de jogos em áreas comuns do dia a dia, como em empresas e salas de aula. Na educação, elas podem ser implementadas desde as fases iniciais até no âmbito universitário.

A educação em saúde é um meio bastante delicado, por isso o aprendizado eficaz é indispensável para os educandos. A incorporação de desafios, questionários, rankings e níveis são fatores que podem fazer com que os alunos participem ativamente.

Como gamificar seus programas de educação em saúde?

Em primeiro lugar, é importante definir seus objetivos e quais resultados espera alcançar com a implementação do método de ensino. Além disso, é crucial entender e conhecer o seu público-alvo, especialmente as necessidades da maioria.

Com isso, o próximo passo é escolher os elementos de jogos adequados que se alinham com à área. Eles podem incluir missões, placares, avatares, desafios e outros conceitos que podem ser apropriados.

Na área da nutrição, por exemplo, é possível realizar desafios virtuais para que os alunos possam memorizar questões sobre carboidratos simples e complexos, bem como outros assuntos relacionados ao curso.

Plataformas de gamificação: como escolher a ideal para seus projetos de educação em saúde?

Existem diversas maneiras de implementar a gamificação na saúde, como por meio de ferramentas e plataformas, que devem ser escolhidas com sabedoria para poder auxiliar os alunos e alcançar seus objetivos. Alguns pontos que deve considerar ao escolher a plataforma ideal incluem:

  • Escolha uma com boa acessibilidade;
  • Confira se ela possui serviços mobile;
  • Busque uma plataforma com um bom suporte.

Uma plataforma que pode atender a esses requisitos é a Gamefic, que serve como a solução ideal. Ela pode ser acessada de diferentes dispositivos, além de oferecer um serviço completo para empresas e educadores, que desejam melhorar o desempenho dos colaboradores e alunos.

Desafios e oportunidades da gamificação na educação em saúde

Ainda que seja uma metodologia que pode beneficiar na retenção de aprendizagem, existem alguns desafios que podem surgir ao implementar a gamificação na educação, como o esquecimento do objetivo principal ou fato de acabar não sendo tão interessante quanto o esperado.

No entanto, existem diversas excelentes oportunidades, como a criação de competições, conquista de níveis e diferentes outros tipos de incentivos. Mas vale salientar que o método deve ser utilizado como um complemento, não um substituto. Portanto, é importante garantir o fornecimento de habilidades e informações precisas com base científica para não comprometer o aprendizado e a credibilidade da aula.

Gamificação e a avaliação da aprendizagem: medindo o impacto da gamificação

A gamificação, quando aplicada de modo correto, possibilita que gestores e educadores tornem o ensino mais interessante. Por isso, para medir o impacto, é necessário acompanhá-lo desde o início da jornada de aprendizado.

Outro ponto importante a se avaliar são os feedbacks, que podem ser recolhidos durante e depois da implementação. Para isso, é necessário pedir aos alunos para fornecerem informações sobre o que eles acham sobre a inovação.

Gamificação e a ética na educação em saúde

Embora a gamificação na área da saúde seja um fator importante, é crucial guiar-se com base na responsabilidade e integridade ética, que devem ser devidamente seguidas desde a etapa de criação até a medição do impacto ou avaliação.

Além disso, é importante garantir que eles sejam devidamente atualizados e se atentar a questões que envolvam nomes de terceiros. Não esqueça de transmitir as informações com clareza para que os alunos entendam os objetivos.

A gamificação na saúde é um processo que deve ser realizado com delicadeza e não deve ser um substituto da educação tradicional, mas sim um complemento. Para incorporá-lo com precisão, acesse a plataforma da Gamefic e solicite uma demonstração!

Avatar de Fátima Watanabe

Fátima Watanabe, biblioteconomista formada pela UFMG, iniciou sua carreira escrevendo sobre Dante Alighieri. Atualmente, é pesquisadora, utiliza palavras-chave na didática e produz editoriais e artigos.