Os últimos dados da Organização Mundial da Saúde revelam que a população com mais de 60 anos deverá ser de 2 bilhões até 2050.

Esse dado mostra que há uma necessidade de investir em soluções capazes de oferecer cuidado e segurança para os idosos, permitindo-lhes manter sua autonomia e independência. 

Além do tradicional atendimento domiciliar aos idosos, o home care,  existem hoje também soluções tecnológicas capazes de complementar o acompanhamento em casa e contribuir para que o idoso seja assistido 24h por dia, prestando socorro imediato em caso de emergências como quedas e desmaios.

A evolução do home care no Brasil 

O home care surgiu há mais de um século nos Estados Unidos, como um serviço informal de cuidador de pessoas doentes em casa, já que os hospitais estavam lotados.

No entanto, muitos cuidadores daquela época não tinham nenhuma experiência com enfermagem ou conhecimentos médicos, o que tornava esse cuidado extremamente desafiador.

No Brasil, a enfermagem foi considerada uma profissão apenas em 1922, mas só em 1986 a primeira agência de home care foi fundada no Rio de Janeiro, a qual acabou impulsionando a criação da lei que regulamentou a assistência domiciliar gratuita através do SUS.

Com o acelerado processo de envelhecimento populacional, a demanda por cuidados específicos para essa parcela da população vem se tornando evidente. Entender os desafios e buscar soluções tecnológicas que apoiam o cuidado deve ser primordial para envelhecer com qualidade.  

Somente na década de 90 os serviços de home care tiveram um aumento significativo no Brasil, principalmente porque perceberam as vantagens desse modelo de assistência domiciliar em relação às tradicionais casas de repouso.

No home care, o idoso consegue estender a independência e o contato com os seus familiares e amigos.

Além disso, por ser uma alternativa mais humanizada, o home care torna mais fácil a aceitação dos cuidados por parte do idoso e a sua cooperação com o tratamento, uma vez que ele se sentirá acolhido e estará no conforto da sua casa.

O papel do home care na promoção da independência dos idosos

O home care desempenha um papel fundamental na promoção da independência dos idosos, permitindo que eles recebam cuidados personalizados no conforto de seu lar. 

Esse modelo de cuidado enfatiza a autonomia e a qualidade de vida, já que proporciona a eles a oportunidade de manter sua rotina e suas atividades diárias, preservando sua dignidade e autoestima.

Além disso, a possibilidade de receber cuidados médicos em casa evita a necessidade de deslocamentos frequentes a hospitais e clínicas, o que pode ser desgastante e limitante para os idosos. 

O home care também permite uma maior proximidade com a família, contribuindo assim não apenas para a saúde física, mas também para a saúde emocional deles. 

Por fim, o home care estimula a independência, incentivando-os a realizar atividades de vida diária (AVD) que contribuam para sua autonomia, como realizar tarefas em casa, ir ao mercado ou participar de outras atividades de lazer, já que existem tecnologias capazes de oferecer suporte e monitoramento 24 horas por dia, inclusive quando o idoso estiver fora de casa.

Portanto, com o suporte e tecnologia adequada, muitos idosos conseguem manter uma vida ativa e independente por mais tempo, reduzindo a necessidade de intervenções mais invasivas e proporcionando uma velhice mais saudável e satisfatória.

Tendências atuais e futuras no home care brasileiro 

Conforme o  Núcleo Nacional de Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (NEAD) revelou, se o setor de home care deixasse de existir, seriam necessários mais de 20 mil leitos hospitalares adicionais por ano para os atendimentos feitos em casa, ou seja, isso representa quase 5% do total de leitos hospitalares do país, tanto públicos quanto privados.

Dessa forma, com a crescente demanda pelo serviço de home care no Brasil se torna mais do que necessário investir em novas tecnologias e humanização dos serviços para atender às necessidades dos idosos e garantir que eles estejam monitorados 24h por dia.

Com o avanço da telemedicina e a integração de dispositivos inteligentes, como botões de emergência e sensores de movimento e queda, é possível ter mais eficiência no acompanhamento desses idosos, além de possibilitar que eles sejam atendidos rapidamente em situações emergenciais. 

Além disso, a tendência futura é que haja um maior uso de tecnologias de monitoramento e mais integração entre os serviços de home care e os demais setores da saúde, como hospitais, clínicas, laboratórios e planos de saúde. Isso permitirá uma melhor coordenação do cuidado, evitando redundâncias e garantindo uma assistência mais completa e eficaz.

Tecnologia e inovação no home care 

A TeleHelp se destaca como uma das principais empresas a oferecer soluções inovadoras para o home care, entre elas o botão de emergência que permite que os idosos solicitem e recebam ajuda imediata em casos de emergências como quedas ou desmaios.

O botão de emergência da Telehelp é impermeável e antialérgico e está disponível em formato de pulseira ou colar, tornando o seu uso versátil e  ideal para o uso diário, inclusive durante o banho.

Além disso, o botão de emergência da Telehelp tem uma cobertura de até 300 metros e ao ser acionado ele se conecta instantaneamente a uma Central de atendimento 24 horas da Telehelp que entra em contato com o idoso e verifica a saúde dele. 

Em caso de desmaio, o sensor presente no botão consegue notificar a Central da Telehelp que avaliará a situação e  entrará em contato com os familiares cadastrados. Dependendo da circunstância, será enviado uma ambulância para a residência do idoso, garantindo que ele receba atendimento imediato.

Por fim, quando o idoso estiver fora de casa, ele também será monitorado, já que poderá levar o botão de emergência portátil da TeleHelp. Esse botão é equipado com viva-voz e sistema de localização GPS, que oferece suporte em movimento, garantindo que a assistência esteja sempre ao alcance dele, mesmo quando estiver fora do ambiente doméstico. 

Dispositivos tecnológicos que estão moldando o home care 

É inegável que os dispositivos tecnológicos estão moldando o home care de maneira significativa, já que com eles é possível assistir o idoso 24 horas por dia, identificando quedas e desmaios. Essa tecnologia torna o home care mais seguro e eficiente, pois oferece suporte constante. 

Por isso, a TeleHelp está há 17 anos no mercado, oferecendo soluções tecnológicas para o home care. Nesses anos, ela se tornou a maior empresa de atendimento emergencial do Brasil, já que combina o melhor da tecnologia com um atendimento confiável e humano, proporcionando segurança e amparo aos seus clientes. 

Com mais de 500 mil atendimentos realizados e presença em 450 cidades, a empresa oferece uma cobertura nacional e uma central de atendimento própria, disponível com médicos 24 horas por dia.

A TeleHelp oferece serviços de atendimento de emergência, proporcionando suporte rápido e eficaz em casos de queda ou emergência, avisa as pessoas escolhidas pelo cliente, acompanha a chegada do socorro e, se necessário, envia ajuda especializada. 

Além disso, a TeleHelp oferece orientação médica por telefone a qualquer hora do dia e da noite, sem limite de utilização. Em casos de mal-estar, dúvidas sobre medicamentos ou sintomas, os clientes podem contar com um aconselhamento médico sempre disponível, oferecendo todo o suporte que o idoso precisa no home care.

Por fim, também realiza uma ligação de bem-estar uma vez por semana para verificar como o idoso está, e tudo isso de uma forma personalizada e humanizada.

Benefícios dos dispositivos de emergência para idosos

Os dispositivos de emergência oferecidos pela TeleHelp proporcionam uma série de benefícios para os idosos e seus familiares. 

Em primeiro lugar, eles oferecem uma sensação de segurança e tranquilidade, pois sabem que podem obter ajuda imediata em caso de emergência, como quedas ou mal súbito. Isso reduz a ansiedade e o medo de ficar sozinho em casa, especialmente para os idosos que vivem sozinhos.

Além disso, permitem uma resposta rápida em situações críticas, já que ao ser acionado o idoso  é prontamente atendido por uma equipe especializada que avalia a situação e toma as medidas necessárias, incluindo o envio de uma ambulância. Isso é fundamental em casos de desmaios, ataques cardíacos ou outras emergências médicas.

Outro benefício importante é a possibilidade de prolongar a independência e a expectativa de vida das pessoas idosas. Com o suporte dos dispositivos de emergência, eles podem continuar vivendo de forma independente em suas casas, sem a necessidade de se mudarem para uma casa de repouso, por exemplo.

Isso não só melhora a qualidade de vida deles, mas também alivia a carga dos familiares, que podem ter a certeza de que seus entes queridos estão seguros e bem cuidados.

Conclusão

Portanto, o home care e a tecnologia estão cada vez mais interligados, proporcionando um cuidado mais eficaz e humanizado para os idosos. 

A TeleHelp, com seus dispositivos de emergência e serviços de atendimento, é um exemplo de como a tecnologia pode ser usada para melhorar a qualidade de vida dos idosos e oferecer paz de espírito para eles e suas famílias. 

Dessa forma, o futuro do home care no Brasil certamente passa pela integração de novas tecnologias e pela oferta de serviços cada vez mais personalizados e eficientes, garantindo assim um envelhecimento mais saudável e digno para todos.

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Fátima Watanabe, biblioteconomista formada pela UFMG, iniciou sua carreira escrevendo sobre Dante Alighieri. Atualmente, é pesquisadora, utiliza palavras-chave na didática e produz editoriais e artigos.