Uma das perguntas mais frequentes entre as mulheres é sobre o que é bom para curar ferida no útero.

Na verdade, a pessoa mais recomendada para dar essa resposta é o médico ginecologista, pois vai avaliar caso a caso e indicar o tratamento mais adequado.

Vale mencionar aqui que não se trata de um machucado no colo do útero, e sim uma parte da pele que reveste o canal endocervical que fica exposto.

Mais comum entre adolescentes e mulheres que usam anticoncepcional, geralmente não exige tratamento específico, exceto quando há a presença de secreção ou lesões causadas por outras infecções.

Para esclarecer todas as suas dúvidas, vamos explicar aqui sobre essa “ferida” e o que fazer caso haja alguma alteração.

O que é ferida no útero?

Antes de saber o que é bom para curar ferida no útero, é importante entender o que é esse machucado.

O termo médico é ectopia cervical, que significa que o epitélio. O normal é se encontrar no canal cervical, porém fica um pouco para fora, ou seja, a parte interna do colo do útero que fica virada para fora.

Portanto, pode ocorrer em função de uma alergia, alterações hormonais ou uma infecção, e pode acometer mulheres de todas as idades.

Ferida no útero quais as causas?

Embora não se conheçam as causas totalmente, alguns fatores podem desencadear a ectopia cervical, tais como:

Alterações hormonais;

Laceração do colo do útero após o parto;

Reações alérgicas a absorventes internos ou camisinha;

Candidíase recorrente e não tratada;

Doenças sexualmente transmissíveis.

Apenas o médico será capaz de identificar a causa e propor o tratamento mais adequado.

Quais são os sintomas de ferida no útero?

Na maioria das vezes, a ectopia cervical é assintomática, no entanto, algumas mulheres podem apresentar os seguintes sintomas:

Secreção vaginal;

Corrimento com coloração amarelada, branca ou esverdeada;

Cólicas;

Coceira e ardência;

Sangramento durante ou depois da relação sexual.

Portanto, o ginecologista baseia-se no sintoma e no exame, para assim receitar o que é bom para curar ferida no útero.

Leia também: Principais dicas e conselhos para lidar com a celulite

O que é bom para ferida no útero?

Quando se pergunta sobre o que é bom para curar ferida no útero, lembre-se sempre que não é uma ferida, no entanto, é importante consultar um ginecologista, principalmente se você apresentar alguns dos sintomas listados acima.

Por isso, quanto ao tratamento, normalmente o médico prescreve medicamentos e pomadas, e apenas em casos mais graves, a cauterização.

Além disso, como a pele está mais fina, deve-se tomar alguns cuidados, como o uso de preservativos e a vacinação para o HPV.

O mais importante é consultar regularmente seu ginecologista, fazer os exames de rotina, e assim, evitar as mais diversas doenças, inclusive o câncer de colo de útero.

Fátima Watanabe, biblioteconomista formada pela UFMG, iniciou sua carreira escrevendo sobre Dante Alighieri. Atualmente, é pesquisadora, utiliza palavras-chave na didática e produz editoriais e artigos.