Poderoso por sua ação antioxidante e anti-inflamatória, muitos ainda não sabem o que é resveratrol e qual a sua função dentro do organismo.
Isso é comum, afinal, pouco se fala nas mídias sobre esse poderoso nutriente, que pode ser consumido tanto na dieta do dia a dia como, também, por suplementação para que se desfrute de todos os seus benefícios.
E, mais importante do que entender o que ele é de fato, é saber para que serve o resveratrol e todas as suas funções dentro do organismo, afinal, se engana quem pensa que o nutriente é apenas um agente que combate os radicais livres ou que apenas é uma desculpa para tomar um bom vinho ao final do dia. Confira!
Entenda o que é resveratrol?
Comumente encontrado em frutas e especialmente nas roxas e vermelhas, em suas cascas ou sementes, assim como em determinadas plantas, o resveratrol se trata de um fitonutriente natural com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
O polifenol é famoso pode ser encontrado principalmente nas sementes de uvas, na película das uvas pretas e no vinho tinto. É conhecido por auxiliar na desintoxicação do organismo e no combate aos radicais livres.
O nutriente pode ser encontrado em diferentes fontes alimentares e em suplementos, sejam eles por meio de cápsula ou não.
No entanto, antes de iniciar o seu consumo através da suplementação em cápsula, é importante consultar o médico ou o nutricionista para saber se há real necessidade, a dosagem adequada a ser adotada e todas as orientações necessárias.
Compreender o que é resveratrol se torna fundamental para poder desfrutar de seus benefícios para a saúde e para o bem-estar, que são muitos. E com certeza que, após conhecer todos, o nutriente estará mais presente na sua rotina e de forma integral.
Para que serve o resveratrol?
Já adiantamos alguns, porém, agora vamos falar um pouco mais sobre os principais benefícios. Lembrando que os efeitos podem variar de organismo para organismo.
Diante de diversos estudos, observaram-se os seguintes benefícios:
Propriedades antioxidantes
Sem sombra de dúvidas, são as ações antioxidantes que fazem as pessoas quererem saber o que é resveratrol. Devido a sua propriedade, o nutriente pode atuar no combate aos radicais livres, que danificam células e tecidos do corpo, assim como ao estresse oxidativo provocado por eles.
Recorrer ao resveratrol não só pode evitar esse dano celular, como também pode auxiliar na prevenção de doenças como, por exemplo, as cardiovasculares e, até mesmo, o mal de Parkinson e o Alzheimer.
Efeitos anti-inflamatórios
Junto com seus efeitos antioxidantes, o resveratrol pode também atuar no combate da inflamação presente no organismo. Ela, em conjunto com o combate aos radicais livres, permite um vasto leque de benefícios ao corpo devido às suas funções reparadoras e protetoras.
Potenciais benefícios para a saúde cardiovascular
Com a ajuda dos seus efeitos antioxidantes, o resveratrol é um grande aliado também ao coração e é muito utilizado como coadjuvante para tratar doenças cardíacas.
Com o combate aos radicais livres, o nutriente pode ajudar na redução da pressão arterial por fazer com que os vasos sanguíneos relaxem após produzir óxido nítrico, assim como também diminuir a taxa de colesterol do sangue.
Influenciar na longevidade
Além de poder prevenir o envelhecimento precoce provocado pelos danos que os radicais livres causam às células, e pelo estresse oxidativo em si, o resveratrol também pode atuar em moléculas e genes que tornam o envelhecimento mais lento, o que garante uma maior longevidade a quem o consome.
Quando o suplemento ou, então, alimentos que tenham esse fitonutriente em sua composição estão presentes no dia a dia, é possível observar benefícios para a pele, como maior elasticidade e firmeza do órgão, assim como redução das linhas de expressão.
Aplicações em Prevenção do Câncer
Ainda, estudos recentes demonstram que o resveratrol pode atuar na prevenção do desenvolvimento de diferentes tipos de câncer. Sabe-se que a doença está relacionada a diversos fatores, que incluem uma má alimentação, genética e a qualidade de vida.
Com isso, o consumo de resveratrol pode ajudar a inibir o processo inflamatório e evitar que haja o crescimento desgovernado das células responsáveis por desenvolver os tumores.
Quais são as principais fontes alimentares de resveratrol?
Sabendo o que é resveratrol e para que serve, assim como seus benefícios, conseguimos compreender a importância de adotar o consumo desse incrível nutriente em nossa dieta. No entanto, para isso, também é necessário compreender as principais fontes dele para o corpo.
O resveratrol pode ser encontrado em alimentos comuns a nossa rotina, como, por exemplo, frutas roxas —especialmente na casca das uvas — e vermelhas.
Além desses, os principais alimentos ricos nesse nutriente são o cacau, amendoim e o pistache. E, justamente por estar presente nas uvas, o vinho também é uma bebida na qual há grande concentração do resveratrol.
Além dos alimentos, é possível desfrutar de todos os benefícios que o fitonutriente oferece por meio do suplemento de resveratrol em cápsulas, principalmente os que possuem alta concentração, ingredientes de alta qualidade e são de marca indicada por profissionais da saúde. A indicação dessa forma de ingestão é como forma de complementação a alimentação, a fim de obter os benefícios.
Quanto a dosagem do suplemento, é geralmente indicado 1 cápsula ao dia ou conforme prescrição médica ou nutricional de um profissional de saúde especializado.
Indicações e contra-indicações da suplementação de resveratrol
O suplemento em cápsula de resveratrol é seguro e indicado para quem necessita suplementar o nutriente justamente por não conseguir manter uma dieta equilibrada com os alimentos fontes do nutriente.
Além disso, também é voltado para quem deseja desfrutar dos seus benefícios e, assim, garantir uma vida saudável e com bem-estar de uma forma geral diante dos efeitos preventivos citados acima.
No entanto, o consumo diário do suplemento de resveratrol é contraindicado para indivíduos com:
- Alergia ou hipersensibilidade ao princípio ativo;
- Gestantes, lactantes, crianças;
- Distúrbios hemorrágicos;
- Doenças hepáticas graves;
- Interferência com determinados medicamentos;
- Pessoas com condições de saúde específicas, como câncer, diabetes, problemas renais, entre outros.
Por isso, antes de fazer seu consumo, não só é necessário conhecer o que é resveratrol como também se consultar com o especialista.
Saber o que é resveratrol é de grande importância antes de realizar sua suplementação. Os seus benefícios ao corpo humano pode atuar em ganhos no bem-estar e uma rotina saudável a quem consome. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!