Quanto tempo leva para se sentir normal após a cirurgia cardíaca?

cirurgia cardíaca

Se o seu médico recomendou uma cirurgia do coração para tratar uma condição que afeta seu órgão, é natural que tenha dúvidas sobre sua recuperação: Quanto tempo ficarei no hospital? Existem restrições à minha atividade quando eu voltar para casa? Quanto tempo até eu me sentir normal novamente?

As respostas dependerão do tipo de cirurgia cardíaca que você fez e de sua saúde geral. A boa notícia é que sua equipe de atendimento o guiará pelo processo de recuperação.

“A chave é levar o tempo necessário para se recuperar para que você se cure adequadamente e reduza o risco de futuros problemas cardíacos”, diz Daizo Tanaka, MD, cirurgião cardiotorácico da Henry Ford Health. “Com hábitos saudáveis ​​e visitas regulares de acompanhamento ao seu médico, você pode estender os benefícios da cirurgia cardíaca por muitos anos.”

Aqui o Dr. Tanaka explica o que esperar durante a sua estadia no hospital e o que fazer e o que não fazer para a recuperação.

O que esperar enquanto você se recupera no hospital

Existem diversos tipos de procedimentos cirúrgicos, como por exemplo: cirurgia de hérnia de disco em Goiânia, cirurgia de ligamento, cirurgia de coração e /ou cirurgia de vesícula.

Todas elas possuem um período específico para a recuperação, porque se dá pelo processo e também pela gravidade ao qual ela foi submetida.

Há uma gama completa de procedimentos de cirurgia cardíaca que reparam e restauram a função cardíaca. Quanto tempo você fica no hospital depende do tipo de cirurgia que você tem.

Imediatamente após a cirurgia, você receberá atendimento na unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital. Uma equipe de cuidados de especialistas em UTI cardíaca, terapeutas respiratórios e enfermeiros monitora você de perto.

Após dois a três dias, você fará a transição para os cuidados intermediários. Aqui você começará a terapia física e ocupacional para ajudá-lo na transição para casa. Você aprenderá a realizar tarefas diárias enquanto protege sua(s) incisão(ões) e minimiza o desconforto durante a cicatrização.

Para cirurgia de coração aberto padrão, você ficará no hospital por cinco a sete dias. Você pode precisar de mais tempo para se recuperar após uma cirurgia mais complexa. Após procedimentos minimamente invasivos, você ficará de um a três dias.

Muitos pacientes continuam sua recuperação em casa. Se você precisar de terapia adicional, seu médico pode recomendar cuidados em um centro de reabilitação antes de voltar para casa.

Você pode experimentar uma variedade de sintomas após a cirurgia cardíaca, incluindo dor no peito, constipação, dor muscular, perda de apetite, inchaço e problemas para dormir. Medicamentos podem proporcionar alívio, que deve melhorar com o tempo.

Após a cirurgia cardíaca – o que fazer e o que não fazer para sua recuperação

Então, quando você poderá voltar à sua rotina normal? Novamente, a resposta depende do tipo de procedimento que você tem. Seu médico lhe dará orientações sobre quaisquer restrições em sua atividade.

Em geral, você pode retomar suas atividades normais dentro de uma a duas semanas após um procedimento cardíaco minimamente invasivo. Para cirurgia de coração aberto, você pode retornar a muitas atividades dentro de um mês após a cirurgia. Aguarde até três meses para recuperação e cura adequadas.

“Muitos pacientes podem voltar a trabalhar em um escritório ou home office um mês após a cirurgia de coração aberto. Você pode retornar em uma a duas semanas após um procedimento minimamente invasivo”, diz o Dr. Tanaka. “Se o seu trabalho exigir mais esforço físico, discuta as restrições com sua equipe de atendimento.”

Para garantir a melhor recuperação a longo prazo após a cirurgia, o Dr. Tanaka recomenda seguir estes prós e contras.

Fazer:

Siga estas etapas para se recuperar e curar:

  • Seja paciente enquanto você se recupera. Embora você possa estar ansioso para voltar à sua rotina normal, é importante reservar um tempo para a recuperação. A retomada gradual de suas atividades permite que você se cure adequadamente, evite complicações e mantenha a saúde do seu coração.
  • Cuide de suas incisões. Você pode ter uma grande incisão no peito de uma cirurgia de coração aberto ou várias incisões menores de um procedimento minimamente invasivo. Siga as instruções da sua equipe de atendimento para manter as incisões limpas e trocar os curativos. Contate o seu médico se vir sinais de uma infecção, como vermelhidão ou inchaço ao redor das incisões.
  • Coma refeições nutritivas para ajudá-lo a se curar: Seu corpo precisa de calorias extras para ajudar no processo de cicatrização após a cirurgia. Coma proteínas magras, vegetais e frutas e grãos integrais para apoiar sua recuperação.
  • Recarregue com reabilitação cardíaca. Sua reabilitação cardíaca começa no hospital. Sua equipe de atendimento fornecerá informações sobre nutrição, exercícios e como iniciar a atividade física à medida que você se recupera. Seu médico pode recomendar um programa em casa ou ambulatorial assim que você sair do hospital. Esses programas ajudam a restaurar a função cardíaca e muscular, minimizando o risco de futuros problemas cardíacos. Pacientes em recuperação de cirurgia de coração aberto normalmente frequentam até três sessões de reabilitação cardíaca por semana durante três meses.
  • Redefina seus hábitos de vida. Durante a recuperação, aproveite para adotar hábitos de vida saudáveis. Coma uma dieta saudável para o coração, evitando alimentos ricos em sódio e gordura saturada. Depois de concluir a reabilitação cardíaca, faça do exercício parte de sua rotina diária. Pare de fumar e limite o álcool. Fique conectado com a família e amigos enquanto você se recupera. Esses relacionamentos podem ajudá-lo a gerenciar o estresse e melhorar seu humor. Ajude seu corpo a se curar, tendo uma boa noite de sono.
  • Tome o seu medicamento. Estabeleça um cronograma para garantir que você tome todos os medicamentos para o coração prescritos conforme as instruções. Muitas pessoas com doenças cardíacas continuam tomando medicamentos como estatinas ao longo da vida. Continue tomando medicamentos para controlar outras condições de saúde, como diabetes e pressão alta (hipertensão).

Não é:

Certifique-se de evitar essas coisas que podem dificultar sua recuperação:

  • Esqueça de agendar visitas de acompanhamento com seu médico. Após a cirurgia cardíaca, você deve ter acompanhamento contínuo com seu cardiologista e médico de cuidados primários para monitorar sua função cardíaca e saúde geral.
  • Fique atrás do volante cedo demais. Se você fez uma cirurgia de coração aberto, os efeitos colaterais da medicação para a dor ou a dor no peito da incisão podem interferir na sua capacidade de dirigir. Evite ficar ao volante por quatro semanas.
  • Ignore os sinais de que você precisa de cuidados médicos. É importante prestar atenção ao seu corpo enquanto você se recupera. Procure atendimento médico se tiver sintomas como febre, falta de ar ou secreção da(s) incisão(ões). Entre em contato com seu médico se você ouvir um ruído de clique no osso do peito ou sentir dor no peito crescente à medida que se move após a cirurgia de coração aberto.
  • Assuma o trabalho pesado. Após a cirurgia de coração aberto, evite levantar qualquer coisa acima de cinco quilos por seis semanas. Essa restrição permite que o osso do peito (esterno) e os músculos do peito se curem adequadamente.

“Após a cirurgia cardíaca, não tenha medo de pedir ajuda e orientação”, diz o Dr. Tanaka.”

Dr. Daizo Tanaka é um cirurgião cardiotorácico que atende pacientes no Hospital Henry Ford.

Gostou? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest