Só mais um site WordPress

Como é feita a cirurgia de joanete no dedão do pé?

Os joanetes são um desvio do dedão do pé para o interior, causando inflamação e dor, além de afetar o resto do pé, causando alterações nos dedos dos pés, metatarsos, etc... Para tratar, a cirurgia é recomendada. Mas como é feita a cirurgia de joanete?

De fato, os pés são uma parte muito importante do nosso corpo, já que são responsáveis por segurar todo o nosso peso. Portanto, está em nosso poder cuidar deles e mantê-los em boas condições para que sofram o mínimo possível.

Nesse artigo, você irá descobrir como é feita a cirurgia de joanete.

O que causa joanetes?

Normalmente, os joanetes aparecem como resultado do uso indevido de calçados muito estreitos no dedo do pé. O uso contínuo desse tipo de sapato causa uma compressão da área afetada e, consequentemente, o aparecimento do desvio no primeiro dedo do pé.

A genética também influencia a predisposição ao aparecimento de joanetes. Geralmente é mais comum em mulheres do que em homens, e os casos de joanetes aumentam à medida que você envelhece.

Causas dos joanetes e sua prevenção

Até o momento, não há evidências científicas sobre sua origem. Existem muitas teorias sobre como os joanetes são produzidos, mas a causa exata é desconhecida.

A verdade é que eles podem ser causados por vários fatores, tais como:

  • Uso de sapatos estreitos ou apertados.
  • Uso de salto alto.
  • Antecedentes na família, especialmente em deformidades que aparecem em uma idade jovem.
  • Velhice, que é o estágio em que o pé e a qualidade dos tecidos podem sofrer alterações.
  • Associado a certas doenças que modificam a mecânica do pé, incluindo paralisia cerebral, acidentes vasculares cerebrais e artrite reumatoide.

A principal medida preventiva é escolher adequadamente o calçado. Nesta linha, até agora, não há evidências científicas da eficácia dos dispositivos ortopédicos preventivos de joanetes.

Mas como é feita a cirurgia de joanete?

Para eliminar joanetes, a operação cirúrgica é uma das soluções que consegue erradicá-los e corrigir o desvio causado

A operação do joanete consiste em fazer uma incisão na lateral do dedão do pé, realinhando tanto o osso quanto os ligamentos adjacentes. 

Deve ser sempre o profissional que determina qual é a técnica cirúrgica mais adequada para eliminar completamente os joanetes e alcançar uma recuperação indolor adequada.

Quando operar o joanete?

Esta opção só deve ser escolhida quando a dor nos pés se tornar limitante. No entanto, embora o joanete possa deformar o pé, a cirurgia não deve ser usada apenas para resolver o problema estético. 

Esta é uma cirurgia eletiva, que deve ser indicada quando o paciente considerar necessário devido à existência de dor incapacitante para levar sua vida normal.

Características do período pós-operatório

Embora dependa da técnica cirúrgica, em geral as recomendações médicas são:

  • No primeiro mês, você deve manter algum descanso, fazer elevações nos primeiros dias e usar um sapato especial com um salto invertido.
  • Depois de um mês ou um mês e meio, você pode aumentar a atividade usando um sapato confortável. Contudo, é fundamental que nunca seja feito exercício de alta intensidade nos primeiros 6 meses.
  • Não requer reabilitação, mas uma série de exercícios de mobilidade devem ser realizados.

Não se deve esquecer que a inflamação pode ocorrer como um efeito colateral após a operação do joanete. 

A esse respeito, embora não haja complicação na cirurgia, leva muito tempo para desaparecer; nunca menos de 6 meses e não é incomum que chegue um ano.

Comentários estão fechados.