Já se perguntou sobre como preparar corpo e mente para o parto? Essa é uma dúvida bastante pertinente entre aquelas que estão próximas de chegar ao fim da gestação.

Mas, quanto a esse respeito, a mulher primeiro deve levar em consideração a escolha do parto, se será normal ou cesárea.

No geral, as mulheres que preferem o parto normal obtém a vantagem de ter menos riscos de infecção, por exemplo.

Contudo, a verdade é que alguns exercícios e hábitos que a mulher adota durante a gravidez pode sim ajudar bastante nessa situação.

Por isso, se você quer entender um pouco melhor a respeito de como preparar corpo e mente para o parto, é só conferir as nossas dicas a seguir.

Prepare-se emocionalmente

Para que o seu parto seja mais tranquilo e com maiores possibilidades de sucesso, é de grande importância preparar a sua mente.

No entanto, esse tipo de preparo toma como base o princípio. Por isso, converse bastante com o seu médico para que ele possa lhe ajudar nisso.

Além do mais, a nossa dica é escolher um acompanhante do qual você se sentirá seguro, já que também é uma maneira de contribuir para o seu psicológico.

No geral, os profissionais de saúde notam que, quando uma pessoa de confiança acompanha o parto, a gestante se sente mais segura e faz com que o procedimento seja mais simples.

Inclusive, no caso de parto normal, a depender da situação, nem sequer é preciso fazer o uso de anestesia e demais recursos.

Defina o ambiente ideal

De nada adianta escolher uma pessoa que lhe transmita confiança se o local em questão não lhe deixa confortável, certo?

Esse é um detalhe que algumas mulheres não levam em consideração, mas que também é muito importante para a sua mente.

Uma dica para deixar o ambiente mais adequado é fazendo com que ele tenha algumas características pessoais, pois com certeza irá ajudar no processo.

O ideal é que o quarto esteja em temperatura agradável, além de uma atmosfera mais acolhedora e uma iluminação correta.

Inclusive, nesse processo, você ainda deve pensar a respeito do uso de uma peça customizado saída da maternidade com o bebê recém-nascido.

Mesmo porque, não é só a mulher quem deve se sentir confortável. Deve-se pensar também no neném que irá nascer.

Faça movimentos específicos

Para preparar o seu corpo, a melhor coisa a se fazer com certeza é realizar alguns exercícios e movimentos mais específicos.

É claro que o médico pode lhe ajudar nisso. Por isso, a nossa dica é que você pergunte ao profissional sobre as melhores posições.

Mas, uma posição que costuma ser bastante benéfica é a pose de alfaiate ou sapateiro. Afinal, auxilia a abrir a pelve, além de relaxar as articulações do quadril.

Para fazer esse movimento, é só se sentar no chão, em uma toalha dobrada. Deixe as suas costas eretas e encoste na parede.

Em relação aos seus joelhos, flexione-os de modo com que as plantas dos seus pés encostem uma nas outras.

Por fim, é só pressionar um pouco os seus joelhos para baixo, no sentido de encontro ao chão, mas faça isso sem forçar.

Permaneça nessa posição por mais ou menos dez minutos. Caso sinta algum incômodo, pode interromper antes.

Pratique ginástica holística

A ginástica holística permite com que a gestante desenvolva consciência corporal e preparo físico, além de proporcionar benefícios como:

  • Ganho de agilidade;
  • Redução de dores no quadril;
  • Preservação das articulações.

Realizando os exercícios em momentos estratégicos da gravidez, é possível diminuir o surgimento de dores, entorses e lombalgias.

Avatar de Fátima Watanabe

Fátima Watanabe, biblioteconomista formada pela UFMG, iniciou sua carreira escrevendo sobre Dante Alighieri. Atualmente, é pesquisadora, utiliza palavras-chave na didática e produz editoriais e artigos.