A saúde é uma das indústrias mais competitivas nos Estados Unidos. Com crescimento ano após ano, o setor de saúde agora representa mais de 17% do produto interno bruto do país. De acordo com estatísticas do governo dos EUAos gastos com saúde aumentaram para US$ 3,8 trilhões em 2019. Milhares de marcas estão competindo por cada um desses dólares.

Pode ser um desafio para os profissionais de marketing de saúde B2B capturar atenção e tração em um setor tão competitivo. Com ferramentas modernas de marketing digital, o marketing de saúde B2B agora pode se concentrar em convidar clientes de qualidade para encontrá-los sem exposições e feiras caras. Existem novas tendências que estão mostrando benefícios comprovados para melhores leads e maior retorno sobre o investimento.

O que é B2B e B2C na área da saúde?

Antes de estabelecer um plano de marketing, é fundamental conhecer seu público-alvo. Isso é o que separa o marketing business-to-business (B2B) e business-to-consumer (B2C).

  • B2B: Empresa que fornece um produto ou serviço de saúde para outra empresa. Por exemplo, uma empresa farmacêutica que vende para um consultório médico ou uma empresa de fornecimento de equipamentos médicos que fornece a um hospital uma nova máquina de ressonância magnética. Há também fornecedores para os quais as empresas médicas terceirizam e confiam, como TI, atendimento ao cliente e fabricação.
  • B2C: Interações de paciente para empresa, como um paciente procurando um novo médico de cuidados primários, atendimento de urgência, fisioterapeuta ou terapeuta mental ou dentista.

Saber a diferença entre esses dois segmentos de marketing garantirá que você segmente o público certo para seu produto ou serviço. É importante reconhecer quem está comprando seu produto ou precisa de seu serviço para que você possa se comunicar diretamente com eles. Em vez de anunciar para um paciente, por exemplo, os profissionais de marketing B2B devem encontrar uma maneira de se conectar com médicos, gerentes de departamento e diretores de compras.

Como o B2B é usado na área da saúde?

O marketing de saúde B2B é único devido ao crescimento e aos desafios do setor. As marcas não estão apenas lutando por atenção para mostrar seus produtos, mas também estão tentando informar seus clientes sobre novas soluções tecnológicas. Como você informa consultórios médicos, pesquisadores e hospitais sobre uma nova ferramenta que salva vidas, dinheiro, tempo ou todos os três? É preciso uma estratégia especializada.

Tendências no marketing de saúde B2B

Com a indústria mudando rapidamente e novos concorrentes entrando, é essencial capitalizar as tendências modernas de marketing para impulsionar seus negócios. O setor de saúde está passando por uma transformação digital, à medida que mais segmentos de negócios dependem de pesquisa e comunicação na Internet. O marketing de saúde não é exceção.

As tendências a seguir podem ajudá-lo a usar o marketing digital a seu favor e incentivar os clientes a procurar você antes de encontrar seus concorrentes.

1. Marketing Orientado a Dados

Uma das vantagens mais significativas do marketing digital é a capacidade de entender e atender melhor seus clientes. Isso é possível por causa dos dados. Há dados de qualidade disponíveis para que você saiba onde seus clientes estão, quais são suas necessidades e o que estão procurando. Quando você conhece esses detalhes, pode criar conteúdo que corresponda às necessidades deles e apresentá-lo onde eles já estão.

Os dados podem ajudá-lo a transformar suas campanhas genéricas em soluções de publicidade digital estratégicas e personalizadas. Se seus esforços de marketing estão focados na quantidade, é hora de considerar a qualidade. Concentrar-se na segmentação criará leads melhores.

Essa segmentação é mais caracterizada pelo Account-Based Marketing (ABM). ABM leva tempo e pesquisa entre marketing e vendas para que você possa identificar um conjunto de contas de alto valor. Você então personaliza seu conteúdo e estratégia de marketing para essas contas específicas. Estatísticas compiladas pelo Hubspot descobriu que 92% dos profissionais de marketing B2B agora têm um programa ABM.

Embora o ABM utilize muitos recursos para apenas uma ou duas conversões, as contas de alto valor podem ser muito valiosas.

Mesmo sem o ABM, você pode usar as mesmas táticas baseadas em dados para personalizar seu conteúdo e gerar leads de alta qualidade.

92% dos profissionais de marketing B2B agora têm um programa ABM.

fonte: Hubspot

2. Pesquisa Digital

Semelhante a quando você pesquisa um restaurante perto de você no Google, os profissionais de saúde recorrem à Internet para pesquisar produtos, serviços e fornecedores. UMA Estudo de 2013 do Google e do HIMSS descobriu que mais da metade dos administradores de hospitais foram online para fazer sua própria pesquisa de produtos. Enquanto on-line, os compradores estão pesquisando recursos de produtos, identificando fornecedores e comparando produtos.

À medida que mais e mais compradores recorrem à Internet para coletar informações, os profissionais de marketing de saúde B2B devem criar conteúdo para satisfazer essas pesquisas no Google. Os profissionais de marketing têm suas próprias ferramentas de pesquisa digital para ajudar a entender o que os clientes em potencial estão procurando para personalizar o conteúdo para corresponder. Esta é uma parte de uma boa estratégia de otimização de mecanismos de busca (SEO). O SEO pode ajudá-lo a aparecer no topo dos resultados de pesquisa para garantir que seus clientes o encontrem antes de seus concorrentes.

3. Estratégia Social

Em 2007, o Facebook lançou oficialmente sua plataforma de anúncios e começou sua dominação do mercado de anúncios sociais. No entanto, nos últimos anos, o Facebook perdeu participação como a plataforma mais importante para os profissionais de marketing, de acordo com Examinador de Mídias Sociais. Embora ainda seja um componente valioso de seus esforços de marketing digital, não é o fim. Outras opções podem ser mais adequadas para se comunicar com seu público.

Com base nos dados de marketing de saúde, você pode encontrar a melhor estratégia de onde, quando, o quê e como se comunicar com seu ‘quem’. Por exemplo, Reivindicações do LinkedIn 80% dos leads B2B vêm do LinkedIn e 94% dos profissionais de marketing B2B usam o LinkedIn para distribuir conteúdo.

No entanto, os anúncios no Facebook são reproduzidos de maneira diferente dos anúncios no LinkedIn. O Facebook é o lugar para compartilhar notícias pessoais e rolagem sem sentido. O LinkedIn é uma plataforma profissional com foco em realizações de negócios e networking. Para profissionais de marketing B2B, LinkedIn gera mais engajamento do público e seus anúncios devem refletir isso.
É melhor fazer sua pesquisa e entender a melhor mídia social para suas necessidades de negócios. Depois de saber disso, você pode criar conteúdo para atender às necessidades de seus clientes e apresentá-lo na plataforma em que estão.

4. Fazendo mais com menos

Você provavelmente já ouviu uma reclamação semelhante de outros profissionais de marketing nos últimos cinco anos: estamos sobrecarregados demais. Os profissionais de marketing, especialmente os profissionais de marketing B2B, estão tentando alcançar clientes em tantos espaços que é difícil acompanhar. Quando sua equipe tenta equilibrar as necessidades de vendas, feiras, e-mail marketing, mídias sociais e publicidade digital, isso dificulta a especialização e a estratégia de especialistas. É por isso que mais profissionais de marketing estão se associando a uma agência digital parceira para se apoiar em conhecimentos e campanhas personalizadas.

Pode ser um desafio saber quando é hora de recorrer a uma agência. No entanto, como o setor de saúde, o marketing está mudando rapidamente. Trabalhar com uma agência é uma excelente oportunidade de contar com seu conhecimento detalhado e compreensão das últimas tendências em sua especialidade. Eles podem implementar novas ideias e tecnologias para o seu negócio, permitindo que sua equipe se concentre em seus pontos fortes.

Converter tendências em leads

Agora é hora de colocar em prática as tendências que podem gerar ROI para o seu negócio. Essas tendências de marketing de saúde B2B podem impulsionar seus esforços de vendas e marketing para o próximo nível com a estratégia e implementação corretas. Pure Visibility pode ajudá-lo a criar o plano de marketing de saúde certo para sua equipe e transformar seus objetivos em realidade.
Saiba mais sobre marketing de saúde e como você pode aumentar os leads com uma estratégia orientada por dados.

Fátima Watanabe, biblioteconomista formada pela UFMG, iniciou sua carreira escrevendo sobre Dante Alighieri. Atualmente, é pesquisadora, utiliza palavras-chave na didática e produz editoriais e artigos.