Não é incomum ouvir pessoas querendo saber sobre “gastroenterologista cuida de que”. E você, saberia responder essa pergunta?

A verdade é que, por mais que a grande parte das pessoas não consigam explicar da forma correta esse tipo de especialidade médica, não há como negar o quão vital ela é.

Afinal de contas, o gastroenterologista se torna de suma importância para tratar ou prevenir problemas do aparelho digestivo.

No entanto, deve-se destacar que o tratamento nem sempre é cirúrgico. Esse profissional é capaz de indicar uma forma de resolver um determinado problema sem que seja necessária uma cirurgia, se for o caso.

Agora, em relação a sua área de atuação, são as seguintes:

  • Cavidade oral (boca);
  • Esôfago;
  • Estômago;
  • Intestino delgado;
  • Intestino grosso;
  • Fígado;
  • Pâncreas;
  • Vias biliares etc.

Ou seja, para aqueles que se perguntam “gastroenterologista cuida de que?“, a verdade é que a sua área de atuação é bem vasta.

Então, se você quer entender melhor sobre esse assunto e saber em qual momento procurar por esse profissional, é só continuar nesse artigo que iremos falar tudo a respeito. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

O que faz o médico gastroenterologista?

Em suma, nada mais é que o profissional capacitado a fazer diagnóstico e tratar uma série de doenças que atinge o aparelho digestivo.

Após os 6 anos de faculdade de medicina, para que possa atuar nessa área, o profissional deve fazer parte de um programa de residência específica.

E, em relação a essa residência, ela tem uma duração mínima de dois anos para que possa se tornar especialista na área.

Ou seja, não há como negar que esse é um profissional que entende muito sobre os órgãos do sistema digestivo.

Fora isso, ainda é necessário fazer uma prova para poder receber esse título, sendo que é a associação da especialidade médica quem deve formular a prova em questão.

Esse médico pode atuar tanto na área clínica médica como para fazer alguns exames, além de também atuar na cirurgia.

Quais são as principais doenças tratadas pelo gastroenterologista?

O gastro é um médico capaz de ter muitas ocupações. Afinal de contas, estamos falando de um sistema bem extenso, o qual é composto por uma série de órgãos.

E cada um desses órgãos detém as suas próprias características, o que faz com que a situação possa ser ainda mais complexa.

É por essa razão que é possível procurar por esse profissional devido a uma série de problemas distintos. Maas, dentre as principais, citamos as seguintes:

Gastroenterologista cuida de quê? Conheça mais aqui!
Gastroenterologista cuida de quê? Conheça mais aqui!

Doença do refluxo gastroesofágico

De todos os problemas, com certeza esse é um dos mais comuns. Afinal de contas, a grande parte das pessoas ainda não sabem como prevenir o refluxo.

Em suma, nada mais é que um tipo de problema que ocasiona em dor, queimação e azia no paciente, além de muito desconforto.

O refluxo ocorre quando há o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, o que pode ocasionar nos sintomas citados.

Cálculo na vesícula

O cálculo na vesícula é um problema capaz de fazer com que o paciente sinta fortes dores, o que pode até impedir algumas atividades.

Em suma, nada mais é que o acúmulo do colesterol e cálcio dentro da vesícula, os quais irão se agrupando aos poucos. Em relação ao tratamento, requer cirurgia.

Síndrome do intestino irritável

Trata-se de uma doença de origem inflamatória, a qual provoca alguns desconfortos abdominais e diarreia.

Sobre o que causa a síndrome do intestino irritável, ainda não se sabe muito bem, mas os indicativos que culminam nesse problema, são:

  • Má alimentação;
  • Hábitos da rotina;
  • Estresse.

Hepatite e cirrose

Tanto a hepatite quanto a cirrose são dois graves problemas no intestino, as quais podem causar vômito, sangramento, icterícia e aumento da região abdominal.

Doença inflamatória intestinal

Nada mais é que um tipo de doença que tem ligação com o nível de imunidade do paciente e, portanto, diversos são os fatores que podem culminar no problema.

Os principais sintomas para essa doença são a diarreia e o sangramento no intestino, que pode ocorrer nas fezes.

Intolerância a lactose

Essa é uma doença bem comum, mas que muitas pessoas não sabem que é esse médico quem trata esse problema.

A grande questão sobre esse respeito é que a intolerância à lactose pode ocasionar em sintomas parecidos com outras doenças.

Sendo assim, é vital sempre ficar de olho a respeito de quando esses sintomas ocorrem, para poder relatar ao médico.

Gastrite

A gastrite é um tipo de irritação que pode acontecer na parede do estômago, sendo que essa é uma condição que acontece devido ao aumento na produção de ácidos gástricos.

Esses ácidos gástricos podem começar a corroer a camada protetora do órgão, o que vai lesionar o tecido.

Por isso, é comum que o paciente comece a sentir muita queimação, dor, enjoos e má digestão.

Úlcera gástrica

No caso da úlcera gástrica, essa é uma lesão um pouco mais intensa na parede do estômago, que pode ocorrer por uma série de razões.

Mas, o primeiro e principal motivo é o agravo da gastrite. O problema também pode ocorrer devido a presença da bactéria H. Pylori, a qual coloniza a mucosa do estômago e gera danos.

Pedra na vesícula

A pedra na vesícula é a consequência da cristalização de sais biliares, em especial o colesterol. Esse problema costuma gerar grandes dores abdominais e vômitos, em especial depois da refeição.

Ademais, caso o paciente tenha uma crise aguda, a pedra pode até ocasionar o rompimento do órgão.

Pancreatite

Trata-se de uma inflamação que ocorre no pâncreas, que pode ser o resultado do abuso de bebidas alcoólicas, medicamentos ou cálculos biliares.

A pancreatite pode ocasionar em dor leve ou aguda na barriga, a depender do quão grave ou extenso está a inflamação.

Câncer 

Por fim, outro tipo de doença que o gastroenterologista é capaz de tratar, é o câncer que se refere ao aparelho digestivo.

Mas, como se trata de um sistema bem extenso, acaba que o câncer pode aparecer em diferentes órgãos, com diferentes características.

No entanto, em relação ao câncer mais comum de atingir o aparelho digestivo, podemos citar o carcinoma no estômago, fígado, intestino e no esôfago.

Avatar de Fátima Watanabe

Fátima Watanabe, biblioteconomista formada pela UFMG, iniciou sua carreira escrevendo sobre Dante Alighieri. Atualmente, é pesquisadora, utiliza palavras-chave na didática e produz editoriais e artigos.