Geralmente, em razão de algum alimento ou problema gastrointestinal, as pessoas procuram por remédio para queimação na garganta, e de preferência, o mais natural possível!
Esse tipo de problema piora quando a pessoa deita, ou após a ingestão de alimentos gordurosos, mas também quando o tempo está mais seco.
Se você vem sentindo essa queimação com frequência, é melhor consultar um médico para avaliar a causa e tratar.
É claro que é normal sentirmos, às vezes, essa sensação de ardência na garganta, e por isso, vamos passar aqui a dica de remédios naturais para aliviar!
O que é queimação na garganta?
Em primeiro lugar, na maioria das vezes, a queimação na garganta é causada pelo refluxo e má digestão, que provoca aquela sensação de algo subindo.
Muito normal quando comemos em excesso ou após a ingestão de muita gordura, e realmente é muito incômodo e desagradável.
Obviamente, se esse sintoma persistir, recomenda-se procurar um médico para indicar o remédio para queimação na garganta.
Remédio para queimação na garganta: para que serve?
O principal objetivo do remédio para queimação na garganta é, além de aliviar o incômodo, neutralizar a acidez no estômago.
Assim, o estômago vai esvaziar mais rápido, o que impede o alimento voltar para o esôfago, diminuindo a irritação na garganta e protegendo a mucosa do estômago.
No entanto, é importante investigar o que pode estar causando azia e queimação, pois pode ser um problema de estômago ou esôfago, o que exige um tratamento específico.
Remédio para queimação na garganta: dicas caseira
Alguns remédios convencionais podem provocar efeitos colaterais, e talvez por isso as pessoas se interessem por remédio para queimação na garganta mais natural.
Assim, ao mesmo tempo que aliviam o incômodo, não causam prejuízo à saúde, porém, não substituem o tratamento médico, e podem ser usados como complemento.
Confira, a seguir, alternativas caseiras para aliviar a queimação na garganta:
1.Chá de gengibre
O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e antieméticas, que ajuda a combater a inflamação, o que por sua vez, alivia a queimação.
Basta adicionar 1 cm da raiz de gengibre em 1 litro de água fervente e deixar em infusão de 5 a 10 minutos.
Depois coar e beber o chá, de 3 a 4 vezes por dia.
Entretanto, é contraindicado em casos de úlcera no esôfago e para pessoas que fazem uso de anticoagulantes.
2.Água com bicarbonato de sódio
Outro remédio para queimação na garganta é água com bicarbonato de sódio, pois o bicarbonato neutraliza a acidez do estômago.
Você deve misturar ½ colher de chá de bicarbonato de sódio com 1 copo de água, e consumir em colheradas, mas não mais que 3 colheres por dia e, no máximo, por 2 semanas.
3.Chá de funcho
Em razão de suas propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódica, digestiva e analgésica, o chá caseiro de funcho é muito eficaz para irritação na garganta.
Para preparar o chá, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
1 colher de sopa de sementes de funcho;
1 xícara de água fervente.
Adicione as sementes de funcho na água fervente, deixe em infusão de 10 a 15 minutos.
Em seguida, coe, e beba de 2 a 3 xícaras por dia, de preferência, antes das refeições.
4.Suco de melão
O melão é conhecido por diminuir a acidez no estômago, e assim, reduz a queimação na garganta.
Além disso, por conta de suas fibras, promove o trânsito intestinal e o crescimento de bactérias saudáveis.
É muito fácil preparar o suco: basta bater no liquidificador de 2 a 3 fatias de melão com água, e tomar de 2 a 3 vezes por dia.
5.Vinagre de maçã
O último remédio para queimação na garganta da nossa lista é o vinagre de maçã, e talvez você ache estranho porque o vinagre é ácido.
Mas ele ajuda a neutralizar o pH do estômago, e assim, melhorar a azia, queimação e o desconforto.
Basta adicionar de 1 a 2 colheres de vinagre de maçã em um copo de água e misturar bem.
Então, recomenda-se tomar 20 minutos antes das refeições, e lavar bem a boca, para evitar o desgaste dos dentes.
Leia também: Nutricionista Esportivo: onde encontrar e quais as vantagens?
Considerações Finais
Em suma, todas essas alternativas são muito eficazes, e antes de tomar qualquer remédio para queimação na garganta, consulte seu médico.