Ortopedista especialista em ombro: quando consultar?

ortopedista-especialista-ombro-quando-consultar

Há uma série de lesões e distúrbios que podem afetar o ombro, resultando em dor e função limitada. 

Se você tem um problema no ombro que está causando dor ou impedindo-o de realizar suas atividades normais do dia-a-dia, talvez seja hora de visitar um médico ortopedista especialista em ombro.

Os três principais ossos que constituem a articulação do ombro são o úmero (osso do braço), a escápula (escápula) e a clavícula (clavícula). 

O manguito rotador é um grupo de músculos e tendões que proporcionam estabilidade e permitem o movimento do ombro.

Como o úmero se encaixa de maneira relativamente frouxa na cavidade rasa dentro da articulação do ombro, ele pode tornar o ombro vulnerável a uma série de condições e lesões que causam dor, fraqueza, instabilidade e função reduzida.

Vamos dar uma olhada em alguns dos motivos pelos quais você gostaria de consultar um ortopedista para o tratamento da dor no ombro .

Quando devo consultar um médico ortopedista especialista em ombro?

Se você teve algum dos seguintes sintomas, procure orientação médica especializada para obter alívio da dor no ombro:

  • Dor persistente no ombro que dura mais do que algumas semanas ou não pode ser aliviada por tratamentos caseiros, como analgésicos de venda livre ou terapia quente / fria
  • Dificuldade para dormir devido à dor ou desconforto no ombro afetado
  • Dificuldade ou dor ao tentar estender o braço para trás, levantar o braço sobre a cabeça ou esticar o braço
  • Um som de estalo, clique ou estalo no ombro, principalmente ao levantar ou arremessar
  • Uma luxação anterior do ombro (que pode torná-lo instável e sujeito a novas lesões)
  • Uma aparente anormalidade ou deformidade do ombro ou braço

Ortopedista especialista em ombro: causas comuns de dor no ombro

Três das principais razões pelas quais os pacientes visitam um médico ortopédico para tratar a dor no ombro são as seguintes:

Consultar um ortopedista especialista em ombro quando houver um rasgo do manguito rotador

A ruptura do manguito rotador é uma fonte comum de dor no ombro e função reduzida. O risco de rompimento do manguito rotador aumenta com a idade, porque o processo de envelhecimento pode causar a degeneração e o enfraquecimento dos tendões e músculos que compõem o manguito rotador.

As rupturas do manguito rotador podem resultar de lesões por uso excessivo ou lesões repentinas no ombro, como digitar constantemente no trabalho, jogar tênis, jogar golfe ou sofrer uma queda.

Consultar um ortopedista especialista em ombro em casos de artrite

A dor no ombro pode resultar de artrite, particularmente osteoartrite – que é o tipo mais comum de artrite e pode causar dor, rigidez e inchaço nas articulações. 

A idade, o desgaste geral ou uma lesão no ombro podem aumentar sua chance de desenvolver artrite, porque a dor é decorrente da fricção osso com osso devido à falta de cartilagem protetora no ombro.

Consultar um ortopedista especialista em ombro em casos de síndrome do impacto do ombro

Essa condição dolorosa ocorre quando os tendões do ombro estão irritados, inflamados ou degenerados. A síndrome do impacto do ombro geralmente resulta de movimentos repetitivos acima da cabeça ou anormalidades estruturais no ombro.

O que faz um ortopedista especialista em ombro?

Um especialista em ombro é um médico ortopédico que diagnostica e trata uma ampla gama de doenças e lesões no ombro. Esses médicos treinados na especialidade costumam cuidar de pacientes com fratura de clavícula (clavícula), luxação ou ruptura do manguito rotador. 

Muitas lesões no ombro acontecem porque o ombro é uma articulação esférica com uma ampla gama de movimentos, o que o torna propenso a diferentes tipos de lesões, incluindo lesões do manguito rotador.

A ruptura do manguito rotador é um dos tipos mais comuns de lesões no ombro e envolve os tendões e músculos ao redor da articulação do ombro. 

As rupturas do manguito rotador são particularmente comuns em esportes, especialmente entre jogadores de beisebol e tênis que colocam uma tensão significativa em seus ombros. No entanto, eles podem acontecer com qualquer pessoa, não apenas com os atletas.

Quando o Ortopedista especialista em ombro pode sugerir tratamento cirúrgico?

Dependendo da gravidade da lesão, um médico de ombro pode recomendar uma opção de tratamento não cirúrgico, como aplicar gelo na área, tomar medicamentos antiinflamatórios ou receber uma injeção de cortisona, para reduzir a dor no ombro. 

Se a cirurgia do ombro for necessária, existem diferentes procedimentos que um cirurgião do ombro pode usar, como cirurgia artroscópica, reparo do manguito rotador ou reconstrução do ombro.

Quando a cirurgia é necessária, às vezes pode ser realizada por meio de um procedimento artroscópico minimamente invasivo. 

A cirurgia artroscópica do ombro envolve o cirurgião inserindo instrumentos minúsculos, incluindo um com uma câmera, em pequenas incisões. Isso permite que o cirurgião visualize e trate o problema sem romper tanto o tecido circundante.

Após uma cirurgia no ombro, como uma artroscopia do ombro ou substituição, não há garantia de que o paciente estará completamente sem dor; no entanto, a maioria dos pacientes sente menos dor e obtém uma melhor qualidade de vida geral após a cirurgia.

Leia também: 7 exercícios para ajudar seus joelhos em casa na quarentena

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest