Uma boca saudável vai muito além de ter um sorriso bonito. É claro que a aparência dos dentes conta muito, mas quando não se tem hábitos de higiene adequados, o surgimento de doenças bucais é certo. Confira neste artigo os 5 principais problemas bucais e como evitá-los.

Inclusive, uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que somente 53% da população faz uso de pasta de dente, escova e fio dental para a limpeza dos dentes, sendo que quase o total de entrevistados (89%) realiza a escovação menos de duas vezes ao dia. Esses dados foram coletados em 2019.

É preciso ficar claro, entretanto, que nossa boca é a porta de entrada para as bactérias causadoras de diversas outras enfermidades no corpo humano, o que explica mais uma das importâncias da boa escovação.

Quais as doenças bucais mais comuns?

Um levantamento recente feito pela Organização Mundial da Saúde mostra que quase 40% da população brasileira sofre com doenças bucais, alcançando um total de 80 milhões de pessoas. 

O Brasil é o país com mais dentistas no mundo, logo, esse número é bastante controverso. Mas grande parte desse quadro pode ser revertido com a adoção de uma rotina de higiene que preza pela manutenção da saúde bucal. Conheça, a seguir, as 5 principais doenças bucais.

1 – Cárie

A cárie é uma lesão formada no esmalte dentário, devido aos ácidos liberados pelas bactérias que consomem os resíduos de alimentos que ficam nos dentes.

Quando está em um estágio mais avançado, será preciso remover a parte danificada e realizar uma restauração. O tratamento de canal e a reabilitação da coroa podem ser necessários em situações de maior destruição do dente.

2 – Gengivite

Trata-se de uma reação causada por bactérias que se instalam nas bordas da gengiva e liberam ácidos ao consumirem os restos de alimento, e o organismo responde com essa inflamação.

A gengivite pode ser tratada com uma boa escovação quando é diagnosticada logo no início, demandando uma raspagem ou aplicação de medicamentos em casos mais profundos.

5 principais problemas bucais e como evitá-los
5 principais problemas bucais e como evitá-los

3 – Periodontite

A periodontite é a gengivite mais grave não tratada, sendo considerada a doença bucal mais grave, afinal, é a que mais ocasiona a perda de dentes.

Aqui, uma boa limpeza dos dentes e gengivas é excepcional, especialmente se você usa aparelho móvel e para evitar a proliferação de bactérias. Seu tratamento é feito com base em medicamentos e cirurgias, em alguns casos.

4 – Tártaro

A placa bacteriana é uma calcificação que, quando não removida, converte-se em tártaro. Acontece que os minerais da saliva, além de outros químicos, endurecem os resíduos de alimento que ficam presos ao dente, mas não se soltam com tanta facilidade.

A raspagem é uma das técnicas mais eficazes para acabar com o tártaro, e deve ser feita por um dentista.

5 – Halitose

Mais conhecido como mau hálito, a halitose é mais um sintoma das doenças citadas anteriormente, além da boca seca, saburra lingual, entre outras. Deste modo, o seu tratamento é feito ao mesmo tempo em que o paciente se dedica a tratar da doença que está causando este problema.

As doenças bucais são bastante comuns. A boa notícia é que existe tratamento para todos os tipos de problemas, mas para muito além de tratá-las, o importante é saber preveni-las.

E o modo mais simples de prevenção é realizando uma boa escovação e visitando regularmente um dentista de sua confiança.

Fátima Watanabe, biblioteconomista formada pela UFMG, iniciou sua carreira escrevendo sobre Dante Alighieri. Atualmente, é pesquisadora, utiliza palavras-chave na didática e produz editoriais e artigos.