Você está esperando um bebê e preocupada se a tosse na gravidez pode descolar a placenta?
Embora seja muito incômoda, a tosse não causa descolamento da placenta, no entanto, é importante conversar com seu médico principalmente no caso de uma tosse persistente.
Se você vem apresentando tosses constantes, veja como identificar os sinais de alerta e o que fazer para aliviar.
Tosse na gravidez pode descolar a placenta – Isso pode acontecer?
Se a sua preocupação é se a tosse na gravidez pode descolar a placenta, pode ficar tranquila, pois a tosse não causa o deslocamento da placenta.
A placenta é formada durante a gestação, cuja principal função é propiciar a comunicação entre o bebê e a mãe, como fornecer os nutrientes necessários, assim como estimular a produção de hormônios.
É claro que existem casos em que a placenta pode se deslocar, mas a tosse, mesmo sendo intensa, não tem esse poder e o bebê está muito bem protegido.
Tosse na Gravidez pode Descolar a Placenta – O que é descolamento de placenta?
Agora que a sua dúvida sobre se a tosse na gravidez pode descolar a placenta está respondida, entenda um pouco mais sobre o que é descolamento de placenta.
Como o nome já diz, é quando a placenta é separada da parede do útero, podendo causar sangramento e cólica abdominal muito forte.
Quando isso ocorre, pode levar a um parto de emergência ou mesmo prematuro, uma vez que o bebê não recebe os nutrientes e oxigênio necessários ao seu desenvolvimento.
Tosse na Gravidez pode Descolar a Placenta – Como aliviar a tosse na gravidez?
Em primeiro lugar, a boa notícia é que a resposta para tosse na gravidez pode descolar a placenta, é não!
Por outro lado, a tosse durante a gravidez pode trazer muito desconforto, mas geralmente as gestantes não podem tomar determinados xaropes ou outros medicamentos.
Por isso, separamos aqui umas dicas para aliviar a tosse na gravidez:
Beber muita água, se possível, 2 litros por dia;
Tentar relaxar;
Chá de mel com limão;
Chá de agrião com mel.
Se você estiver grávida, nunca se automedique para aliviar a tosse e siga sempre as orientações do seu médico.