Só mais um site WordPress

10 dicas para cuidar da sua saúde mental

“Saúde mental” refere-se ao seu bem-estar psicológico geral. Inclui a maneira como você se sente em relação a si mesmo, a qualidade de seus relacionamentos e sua capacidade de gerenciar seus sentimentos e lidar com as dificuldades.

Qualquer um pode experimentar problemas de saúde mental ou emocional – e ao longo da vida, muitos de nós o farão. Um em cada cinco pessoas no mundo vive com problemas de saúde mental ou uso de substâncias.  

Essas dicas podem ajudá-lo a elevar seu humor, tornar-se mais resiliente e aproveitar mais a vida. 

Faça da conexão social – especialmente cara a cara – uma prioridade

Chamadas telefônicas e redes sociais têm seu lugar, mas poucas coisas podem superar o poder de diminuir o estresse e melhorar o humor do tempo cara a cara com outras pessoas.

Mantenha-se ativo 

Manter-se ativo e exercitar-se é tão bom para o cérebro quanto para o corpo. O exercício ou atividade regular pode ter um grande impacto na sua saúde mental e emocional, aliviar o estresse, melhorar a memória e ajudá-lo a dormir melhor.

Fale com alguém

Fale com um rosto amigável. A interação social pessoal com alguém que se importa é uma das maneiras mais eficazes de acalmar seu sistema nervoso e aliviar o estresse.

Apele aos seus sentidos

Ouvir uma música relaxante faz você se sentir calmo? Apertar uma bola antiestresse ajuda você a se sentir centrado? Que tal dar um passeio na natureza e apreciar as vistas e sons das árvores? Todo mundo responde à entrada sensorial de maneira um pouco diferente, então experimente para descobrir o que funciona melhor para você.

Faça uma prática de relaxamento

Yoga, atenção plena, meditação e respiração profunda podem ajudar a reduzir os níveis gerais de estresse.

Saiba se você toma vitaminas corretamente ou está desperdiçando dinheiro?

Priorize o lazer e a contemplação

O lazer é uma necessidade para a saúde emocional e mental. Tire algum tempo para relaxar, contemplar e prestar atenção às coisas positivas ao longo do seu dia – mesmo as pequenas coisas. Anote-os se puder, porque eles podem ser fáceis de esquecer. Então você pode refletir sobre eles mais tarde, se seu humor precisar de um impulso. 

Coma uma dieta saudável para o cérebro para apoiar uma saúde mental forte 

Os alimentos que podem melhorar o seu humor incluem peixes gordurosos ricos em ômega-3, nozes (nozes, amêndoas, castanha de caju e amendoim), abacate, feijão, folhas verdes (espinafre, couve e couve de Bruxelas) e frutas frescas, como mirtilos.

Não economize no sono

Importa mais do que você pensa. Uma maneira de dormir melhor é fazer uma pausa na estimulação das telas – TV, telefones, tablets ou computadores – nas duas horas que antecedem a hora de dormir.

Encontre propósito e significado 

Isso é diferente para todos. Você pode tentar um dos seguintes:

Envolva-se em um trabalho que faça você se sentir útil

Invista em relacionamentos e passe tempo de qualidade com pessoas que são importantes para você

Faça trabalho voluntário. Cuidar dos outros, o que pode ser tão gratificante e significativo quanto desafiador 

Obtenha ajuda se precisar

Se você ou um ente querido precisar de apoio, há muitos programas e recursos disponíveis para você. Procure não se estressar com contas, boletos, cartões de créditos. Procure uma conta ideal, viva um dia de cada vez e veja as coisas acontecendo. Livre-se das preocupações e seja feliz!

 

Comentários estão fechados.