Mancha Marrom no Pênis? Conheça as causas e como pode ser evitado!

mancha-marrom-no-penis

Uma das primeiras coisas que os homens pensam ao observar uma mancha marrom no pênis, é que se trata de câncer ou uma doença sexualmente transmissível.

Por outro lado, como a pele da região íntima é muito sensível, é mais suscetível de ficar irritada e com isso, causar manchas marrons ou vermelhas.

O primeiro passo é consultar um urologista ou dermatologista para identificar a causa da mancha e se vem acompanhada de outro tipo de lesão, e assim, indicar o tratamento mais adequado.

Se você percebeu uma mancha no pênis, conversamos com um médico urologista para tirar as dúvidas mais frequentes, e provavelmente, você vai encontrar a resposta para a sua pergunta!

Mancha marrom no pênis o que pode ser?

Quando se trata de mancha marrom no pênis, apenas um médico é capaz de examinar e diagnosticar corretamente.

Mas, na maioria das vezes, não é algo sério, como uma reação alérgica ou mesmo uma higiene íntima inadequada.

Para te ajudar, reunimos as possíveis causas para o aparecimento de manchas no pênis:

1.Alergia

A pele da região íntima é muito sensível, e o contato com determinados produtos e tecidos pode desencadear uma reação alérgica.

No início, a mancha apresenta um tom mais avermelhado e com o tempo, pode ficar mais amarronzada.

2.Higiene íntima inadequada

Outra causa para a mancha marrom no pênis é uma higiene íntima inadequada, ou até mesmo o excesso de suor.

Recomenda-se uma higiene diária, se possível com sabonete neutro, e manter a região sempre seca, além de usar tecidos de algodão que ajudam na respiração.

3.Candidíase

A candidíase é uma infecção causada por um fungo, que pode provocar manchas vermelhas ou marrons, acompanhadas de coceira e inchaço.

Nesse caso, é necessário consultar um médico para orientar quanto ao tratamento, que pode ser o uso de pomadas ou medicamentos antifúngicos.

4.Traumatismos

Traumatismos no pênis, inclusive o uso de brinquedos sexuais, como bombas a vácuo, podem provocar manchas escuras na glande.

Como se trata de hematomas, normalmente desaparecem em alguns dias. Porém, se você sentir dor ou o hematoma aumentar de tamanho, é essencial consultar um médico.

5.Sífilis

A sifílis é uma doença sexualmente transmissível que não causa apenas mancha marrom no pênis, mas o surgimento de um pequeno caroço.

Nesse caso, é importante procurar o mais rápido possível um médico, antes que a situação se agrave, e iniciar o quanto antes o tratamento com antibióticos.

6.HPV

O HPV, outra doença sexualmente transmissível, também pode causar manchas mais escuras no pênis, que podem vir acompanhadas de ardência ou dor.

O ideal é procurar um especialista e realizar exames para confirmar o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

Mancha marrom no pênis por que é importante consultar um médico?

Infelizmente, a maioria dos homens acham que a mancha marrom no pênis não é nada e vai desaparecer sozinha.

No entanto, existem casos, por exemplo, candidíase ou uma doença sexualmente transmissível, onde é fundamental tratar o quanto antes.

Apenas um profissional especializado é capaz de examinar a mancha, fazer o diagnóstico e propor o tratamento adequado.

Por isso, ao perceber qualquer mancha marrom no pênis, observe se vem acompanhada de outros sintomas, como coceira, ardência ou mudança de tamanho, e procure o quanto antes um médico.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest