oculos-de-sol-podem-evitar-a-catarata

Você sabia que os óculos de Sol podem evitar a catarata? Confira!

Quando pensamos em óculos de Sol, geralmente assimilamos a moda, vaidade e por fim pensamos na proteção. A novidade que trago para você é que esse acessório pode ser muito mais que isso!
Especialistas já afirmaram que fazendo o uso correto dos óculos de Sol, podemos evitar doenças futuras como a catarata. Fiquem conosco e saibam como se proteger!

O que exatamente é a Catarata?

Esse problema visual é basicamente a presença de opacidade no cristalino. A lente é uma parte dos olhos que funciona como uma lente de câmera mesmo, de maneira que os raios solares invadem o foco dos olhos e não vão imediatamente para a retina.

Resumindo, a doença causa um embaçamento visual ao ponto de não enxergarmos quase nada, ou nada. Pois, é! A Catarata em seu modo avançado pode causar cegueira. Portanto, é muito importante a proteção.

Qual os maiores motivos da doença?

O seu principal motivo é a velhice. De acordo com que as pessoas vão envelhecendo, o cristalino vai perdendo a sua transparência, resultando na redução de visão.

O caso é mais comum em diabéticos, pessoas que sofreram grandes traumas visuais e quem tem alguma inflamação ocular anterior. São raros os casos de catarata congênita (crianças que nascem com o problema). Se produzir uma redução considerável na visão de recém-nascidos, pode- se tirar proveito em curto prazo, permitindo o desenvolvimento propício do olhar do pequeno.

Como prevenir a catarata?

É comprovado que além dos casos de velhice e diabetes, as pessoas podem adquirir o problema com a idade não tão avançada. Isso porque a exposição constante aos raios solares, designam a catarata adiantada (se comparada às causas anteriores).

Sendo assim, é recomendável o uso dos óculos de Sol em períodos prolongados de exposição.
Lembrando que, o uso de óculos com baixa proteção UV-A e UV-B, podem acarretar ainda mais a falta de saúde ocular.

Por conta disso, os médicos especialistas em catarata recomendam que as pessoas deem preferência aos óculos de Sol que possuem proteção 99 a 100% dos raios solares.

“É interessante que a proteção solar nos óculos seja atestada e apropriada para o bloqueamento dos efeitos danosos do feixe solar. Utilizar esses óculos que não contém essa proteção é mais prejudicial que ficar sem eles, porque o fato de terem lentes escuras, bloqueiam a luz solar, mas não tem eficácia no rompimento da radiação UV emitida. Como as lentes desses óculos falsificados também são escuras, elas ocasionam a dilatação da pupila, assim, o interior do olho fica em exposição, danificando as estruturas a córnea, o cristalino e a retina”, afirma o oftalmologista.

Renato Vieira Gomes

Ainda acrescenta que mesmo em dias que o sol não está muito forte (dias nublados) estamos expostos aos raios. É importante manter a proteção em todas as ocasiões.

Para as pessoas que já usam óculos com grau, tem a opção de aplicar aos óculos as lentes certificadas sem proteção contra raios solares.

“É interessante também o uso de óculos fotossensível ou foto cromático. Elas têm possibilitam a condição de se adequarem ao tipo de radiação em que é exposta. Em ambientes mais ensolarados ficam mais escuras, quando em ambientes menos expostos se tornam mais claras”, comenta o especialista.
“Entretanto, manter responsabilidade no momento de escolha dos óculos de Sol é imprescindível. Não é apenas o design que deve ser relevante, é preciso, principalmente, optar por óculos com certificação de qualidade, assim teremos a total segurança de estar assegurando nossa saúde ocular e proteção da visão, completou.

Renato Vieira Gomes

A catarata tem cura?

Ainda não descobriram algum comprimido ou gota que auxiliam na cura, o que existe é a remoção cirúrgica da catarata, que até então é o único tratamento para melhorar a visão.

Atualmente, as técnicas cirúrgicas consistem em intervir a catarata quando ela ainda não está muito desenvolvida. Por facilitar o trabalho do oftalmologista especialista em catarata e permitir uma recuperação breve no pós-operatório.
Os óculos de Sol auxiliam até na recuperação, pois, após a cirurgia de catarata, os pacientes são obrigados, por recomendação médica, fazerem o uso de gotas de antibióticos e usarem sem moderação os óculos de Sol por cerca de três ou quatro semanas.