O que causa a catarata e quais são os sintomas da catarata?

causa catarata

Uma catarata refere-se a uma turvação da lente. A catarata é mais comumente associada ao avanço da idade. Eles geralmente ocorrem nos anos 40 ou 50, mas os problemas visuais podem não se manifestar até muito mais tarde. Compreender o que causa a catarata permite prevenir esta doença ou fazer tratamentos adequados.

O que é uma catarata?

De acordo com Instituto Nacional de Olhos, uma catarata é uma área turva no cristalino do olho. A catarata é muito comum à medida que você envelhece. A catarata pode tornar sua visão embaçada, turva ou menos colorida. Você pode ter problemas para ler ou fazer outras atividades cotidianas.

Existem alguns tipos de catarata:

Cataratas nucleares danificar o centro da lente. Inicialmente, uma catarata nuclear pode induzir um aumento da miopia ou mesmo uma melhora transitória na visão de leitura. No entanto, com o passar do tempo, a lente fica mais amarelada, obscurecendo ainda mais a visão. A lente pode até ficar marrom à medida que a catarata avança. O amarelecimento ou escurecimento avançado da lente pode dificultar a discriminação entre diferentes tons de cor.

Cataratas corticais prejudicar as bordas da lente. Os primeiros sinais de uma catarata cortical são opacidades ou estrias brancas em forma de cunha na borda externa do córtex do cristalino. As listras se expandem gradualmente para o centro da lente, interferindo na luz que flui através do centro.

Catarata subcapsular posterior prejudicar a superfície traseira da lente. Uma catarata subcapsular posterior começa como uma pequena mancha opaca perto da parte traseira do cristalino, diretamente no caminho da luz. Ele pode criar brilho ou halos ao redor das luzes à noite, interferir na visão de leitura e prejudicar a visão em luz brilhante. Essas formas de catarata se desenvolvem mais rapidamente do que outras.

Catarata congênita é com o que você nasceu. Algumas pessoas nascem com catarata, enquanto outras as adquirem quando crianças. Essas cataratas podem ser hereditárias ou podem ser o resultado de uma doença ou trauma intrauterino

causa catarata

O que causa a catarata?

Envelhecimento

Água e proteína compõem a maioria dos olhos. Algumas das proteínas podem desenvolver pedaços e embaçar uma parte específica da lente do olho à medida que envelhecemos. Tem o potencial de se expandir ao longo do tempo, resultando em perda parcial ou total da visão.

Raios ultravioleta

De acordo com um estudo recente, a exposição prolongada ao sol aumenta o risco de catarata. Existe uma ligação entre a luz UV e o estresse oxidativo. Este último é um processo que ocorre ao longo do tempo e é a principal causa do envelhecimento e de doenças como a catarata. A exposição prolongada à luz solar aumenta a formação de compostos específicos no cristalino, o que pode levar a dificuldades de visão.

Diabetes

As lentes dos nossos olhos obtêm nutrientes do humor aquoso, incluindo oxigênio e glicose. Pacientes com diabetes não têm controle total sobre seus níveis de glicose no sangue. Os níveis de açúcar no humor aquoso podem aumentar como resultado. Isso pode causar inchaço e prejudicar a visão ao mesmo tempo. Da mesma forma, uma enzima no cristalino do olho transforma a glicose em sorbitol. Este álcool de açúcar tem o potencial de prejudicar células e proteínas, resultando em catarata.

Hipertensão

A hipertensão tem sido associada ao aumento da inflamação, levando à catarata. Também provoca alterações nas proteínas das lentes dos nossos olhos. Isso causa visão turva, o que pode levar à perda visual. Pode causar degeneração macular relacionada à idade e glaucoma, além de catarata.

Fumar

Os fumantes têm um risco maior de desenvolver catarata do que os não fumantes. As toxinas na fumaça do cigarro promovem a oxidação celular, que inclui as células do cristalino. Fumar pesado causa mais do que apenas catarata. Também causa uma infinidade de problemas de saúde ocular, que eventualmente levam à perda da visão. Fumantes são mais propensos a desenvolver degeneração macular relacionada à idade. A retina é danificada pela AMD, o que dificulta a leitura e a condução.

Sintomas de catarata

Inicialmente, a nebulosidade causada por uma catarata pode afetar apenas uma pequena parte da sua visão, e você pode estar completamente inconsciente de qualquer perda de visão. A catarata aumenta de tamanho, turvando mais sua lente e distorcendo a luz que passa por ela. É possível que isso resulte em sintomas mais óbvios. Os sinais de catarata incluem:

  • A luz do sol ou de uma lâmpada parece ser excessivamente brilhante ou ofuscante.
  • Seus olhos ficam mais sensíveis à luz.
  • Ao dirigir à noite, os faróis que se aproximam geram um brilho maior do que anteriormente.
  • Ao redor de luzes fortes, há halos visuais.
  • A visão dupla é uma ocorrência comum.
  • É mais difícil ver à noite ou com pouca luz.
  • As cores podem não ser tão vibrantes quanto antes.
  • Uma visão que está embaçada, nublada, nebulosa ou turva.
  • Quando vista de fora, uma catarata avançada pode fazer com que a pupila pareça cinza-pálida em vez de preta.

causa catarata

Cirurgia de catarata

Por que é feito?

A cirurgia de catarata é para substituir sua lente opaca. Se suas cataratas estão afetando sua visão e qualidade de vida, a cirurgia geralmente é oferecida em o SNS.

Após a cirurgia de catarata, pode trazer alguns benefícios: perceber as coisas com clareza, olhar para as luzes brilhantes e distinguir a diferença entre as cores. No entanto, após uma cirurgia bem-sucedida, se você tiver outra doença ocular, como diabetes ou glaucoma, ainda poderá ter visão reduzida.

Antes da cirurgia

Você será enviado a um oftalmologista profissional para uma avaliação antes da cirurgia. Várias medidas de seus olhos e visão serão obtidas ao longo do exame. A avaliação oferece uma oportunidade para falar sobre tudo relacionado à sua operação, incluindo seu tipo de lente preferido (míope ou hipermetropia), as vantagens e desvantagens da cirurgia e quanto tempo levará para se recuperar totalmente se precisar de óculos após a cirurgia.

É possível que lhe digam para não comer ou beber nada por 12 horas antes de sua cirurgia de catarata. Seu médico também pode pedir que você pare de tomar qualquer medicamento que possa aumentar o risco de sangramento durante a operação por um curto período de tempo. Se você tomar algum medicamento para problemas de próstata, informe o seu médico, pois alguns desses medicamentos podem interferir na cirurgia de catarata. Um ou dois dias antes da cirurgia, colírios antibióticos podem ser recomendados.

Durante a cirurgia

A cirurgia de catarata é uma operação simples que leva de 30 a 45 minutos para ser concluída.

Para dilatar sua pupila, seu médico primeiro inserirá colírio em seu olho. Você receberá anestésicos locais para anestesiar a área e um sedativo que o ajudará a relaxar. O sedativo fará com que você fique acordado, mas sonolento durante a cirurgia.

A lente turva é removida durante a cirurgia de catarata, e uma lente protética transparente é geralmente colocada em seu lugar. No entanto, em raras circunstâncias, uma catarata pode ser eliminada sem o implante de uma lente artificial.

Gostou? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest