Com tantos benefícios, quem acabou de comprar o suplemento de colágeno hidrolisado pode se perguntar quanto tempo levará para obter os resultados com a suplementação.

Antes de mais nada, o colágeno é uma das proteínas mais abundantes no nosso corpo e responsável pela estrutura, resistência e elasticidade da pele, cabelos e unhas, além de ser constituinte dos tendões articulações. 

Conforme envelhecemos, é natural que o colágeno presente na pele comece a se degradar. Durante os primeiros estágios da vida, essas alterações não são perceptíveis.

Porém, a partir dos 35 anos vão ficando evidentes com o surgimento de rugas e ressecamento da pele.

A síntese de colágeno no organismo é afetada principalmente pelo envelhecimento, exposição excessiva ao sol e má alimentação.

Uma vez que os efeitos do envelhecimento da pele, cabelos e unhas afetam diretamente a auto-estima, diversos tratamentos são propostos para amenizar os sinais deste processo e melhorar a qualidade de vida.

A suplementação com colágeno vem ganhando destaque com diversas comprovações de seus benefícios terapêuticos.

Existem diferentes tipos de colágeno. Para auxiliar na saúde da pele, cabelos e unhas, o colágeno hidrolisado é um dos mais indicados por sua facilidade de absorção e maior biodisponibilidade.

Dito isso, a suplementação com colágeno hidrolisado auxilia na melhora da qualidade da pele e na prevenção do envelhecimento precoce.

Tempo para a suplementação de colágeno hidrolisado fazer efeito

O tempo que o suplemento de colágeno leva para fazer efeito vai depender de diferentes fatores, sendo os principais o seu objetivo, ou seja, o que que espera obter e o tipo e a qualidade do suplemento.

Se o produto utilizado não tiver uma boa procedência ou o tipo de colágeno não ser o adequado para o que deseja, dificilmente obterá o resultado esperado.

Em geral, os estudos apontam que os efeitos da suplementação com colágeno hidrolisado começam a aparecer, em média, após o terceiro mês de ingestão diária de 2 a 5 gramas de colágeno. 

Veja um pouco mais sobre como esses fatores influenciam no tempo para o colágeno fazer efeito.

Objetivo e tipo de colágeno específico

O que você pretende com a suplementação de colágeno? Reduzir os sinais do envelhecimento, rugas e linhas de expressão? Melhorar a elasticidade e hidratação da pele? Aumentar a saúde dos cabelos e unhas?

Ou fortalecer as articulações e cartilagens e prevenir doenças como a artrose eartrite?

Para cada uma dessas situações existe um suplemento de colágeno específico.

Para auxiliar na melhora da saúde da pele, unhas e cabelos, por exemplo, o melhor suplemento de colágeno é o hidrolisado.

Já para as articulações e cartilagens, o colágeno recomendado é o colágeno tipo 2.

Além de usar o tipo de colágeno certo, o tempo que levará para fazer efeito também vai depender do seu objetivo.

Como dissemos anteriormente, o tempo médio para se notar as primeiras melhoras é de 3 meses de uso contínuo.

Porém, estudos mostram que para a melhora da elasticidade e firmeza da pele, bem como para a redução das rugas, o efeito da suplementação com colágeno hidrolisado foi observado a partir de 2 meses de uso.

Como o processo de envelhecimento natural continua a degradar o colágeno, para a manutenção dos benefícios, a suplementação de colágeno deve ser contínua.

Em relação à celulite, há evidências de que os primeiros efeitos podem ser percebidos após 3 meses de suplementação com uma melhora mais acentuada após 6 meses.

Para unhas quebradiças, a melhora tem sido relatada após 4 meses de suplementação contínua.

No caso do colágeno tipo 2 para as cartilagens e articulações, leva, em média, seis meses para ver um resultado. Porém, estudos mostram que para uma reconstituição da cartilagem é preciso pelo menos um ano de consumo diário de colágeno específico.

Qualidade do produto

Depois de definir seu objetivo e saber qual o melhor tipo de colágeno, a qualidade do produto é outra questão importante. Afinal, se o produto não for bom, confiável, seguro e com uma boa composição, além de não entregar o resultado desejado, pode prejudicar sua saúde a longo prazo.

O colágeno hidrolisado é extraído diretamente do osso e da cartilagem do boi e passa pelo processo de hidrólise, ou quebra, para deixar suas partículas menores e ser melhor absorvido.

O colágeno hidrolisado da Nutriblue vai ainda mais longe. Sua fórmula é constituída de nano partículas de colágeno, isto é, partículas de tamanhos ainda menores que são absorvidas de forma mais eficiente pelo organismo. 

Além disso, possui em sua formulação o ácido ascórbico (vitamina C), um nutriente envolvido diretamente na síntese de colágeno.

Dessa forma, ao combinar partículas menores e mais facilmente absorvidas e utilizadas pelo organismo com a vitamina C, que auxilia na produção de novo colágeno, o suplemento de colágeno hidrolisado Nutriblue contribui para a melhora da qualidade da pele.

O que é e para que serve o colágeno hidrolisado?

O colágeno hidrolisado é um derivado do colágeno animal que passa pelo processo de hidrólise, ou seja, a quebra pela água de sua molécula em partículas menores e mais facilmente absorvidas pelo organismo humano.

A suplementação com colágeno hidrolisado é utilizada com o intuito de prevenir e combater os efeitos negativos da redução natural da proteína na pele em decorrência do envelhecimento.

O uso do suplemento de colágeno hidrolisado auxilia na melhora da saúde da pele, unhas e cabelos.

Ele é um ingrediente considerado seguro e que apresenta uma boa biodisponibilidade.

Geralmente, ele leva em torno de 3 a 6 meses para fazer efeito. Porém, para a manutenção dos resultados, seu uso contínuo, por tempo indeterminado e na dose recomendada pelo seu médico ou nutricionista, pode ser feito. 

 

Avatar de Fátima Watanabe

Fátima Watanabe, biblioteconomista formada pela UFMG, iniciou sua carreira escrevendo sobre Dante Alighieri. Atualmente, é pesquisadora, utiliza palavras-chave na didática e produz editoriais e artigos.