Dicas para uma alimentação saudável: 4 maneiras de adotar hábitos saudáveis

dicas-alimentacao-saudavel

Quer mudar seus hábitos alimentares e melhorar sua saúde, mas não sabe por onde começar? Conheça 4 dicas para uma alimentação mais saudável

Quer você tenha tentado fazer mudanças e retornado aos velhos hábitos, ou esteja começando a ter uma alimentação saudável pela primeira vez, pode parecer difícil saber o que fazer ou por onde começar. 

Por isso faça uma pesquisa sobre alguns hábitos que podem ser mudados, entre na revista mais saúde, por exemplo, lá você encontrará mais dicas depois de ler esse artigo.

Dicas para uma alimentação saudável 01: quais são seus objetivos de saúde?

Primeiro, pense sobre o que você está tentando alcançar mudando o que você come. Você pode estar procurando fazer um ou todos estes:

Perder peso

Sente-se melhor em geral

Abaixe seu nível de colesterol

Reduza sua pressão arterial

Coma mais alguma coisa (como fibra, peixe ou proteína vegetal)

Dessa forma, você pode combinar suas alterações com sua meta. Por exemplo, beber mais água é um hábito saudável, que pode ajudá-lo a se sentir melhor se você estiver desidratado no momento – mas se estiver tentando reduzir seus  níveis de colesterol , não fará diferença.

Ser específico sobre seus objetivos também pode ajudá-lo a verificar se as mudanças que você fará estão alcançando o que você deseja. 

Se você quer comer mais saudável, mas não sabe o que mudar, mantenha um diário durante alguns dias para ter uma ideia do que está comendo, quanto e quando. 

Use isso para ajudá-lo a priorizar o que você gostaria de mudar e por onde começar, bem como o que você acha que pode ser alcançado.

Geralmente, uma dieta saudável e equilibrada deve consistir de aproximadamente uma terceira fruta e vegetais, um terceiro carboidratos ricos em amido e uma terceira proteína (incluindo feijão, lentilha, peixe, carne magra e laticínios com baixo teor de gordura ou alternativas lácteas).

Dicas para uma alimentação saudável 02: como começar a comer de forma saudável e cumpri-la?

Você pode se sentir oprimido pelo número de mudanças que precisa fazer. Lembre-se de que você não precisa mudar tudo de uma vez. 

Você pode ter mais sucesso a longo prazo, levando as coisas mais devagar e fazendo apenas algumas pequenas mudanças de cada vez, pois será mais fácil manter. 

Não tente fazer alterações que você não conseguirá manter a longo prazo. Dê a si mesmo tempo para se adaptar a uma mudança antes de começar outra.

Dicas para uma alimentação saudável 03: cozinhe do zero

É uma ótima ideia cozinhar do zero, em vez de usar opções prontas. Dessa forma, você pode adicionar frutas e vegetais extras aos seus pratos, controlar a quantidade e o tipo de gordura  que está adicionando e manter o sal  baixo. 

Se você não cozinha muito no momento, pode se comprometer a fazê-lo uma vez por semana, talvez em um dia em que tenha mais tempo? Se você planeja fazer mais do que precisa, também terá uma refeição saudável no dia seguinte.

Procure receitas para versões ‘saudáveis’ de suas refeições favoritas – você pode encontrar centenas de deliciosas usando nosso localizador de receitas .

A conveniência também é importante. Comer lanches saudáveis , como palitos de pimenta e tomates cereja, um ovo cozido ou sua fruta favorita, preparados e prontos na geladeira, aumentará a probabilidade de você escolhê-los.

Dicas para uma alimentação saudável 04: faça trocas de alimentos saudáveis

Lembre-se de que não se trata tanto do que você come em ocasiões especiais, mas do que você faz regularmente. Pense nas suas refeições habituais e como pode melhorá-las. Qual dessas você poderia começar a fazer?

Mudar de manteiga ou ghee para óleo vegetal ou pasta de óleo vegetal

mudando para um leite com baixo teor de gordura

tendo pão integral em vez de branco

mudar de cereais com baixo teor de fibra (como flocos de milho ou pipocas de arroz) para cereais integrais

adicionar uma ou duas porções de frutas e vegetais a cada refeição

mudar de batatas fritas para nozes sem sal

ter um ou mais dias sem carne por semana, usando peixes ou proteínas vegetais (como feijão, lentilha, tofu ou nozes) em vez de carne

mudar de chocolate para frutas frescas ou secas

Sanduíches na hora do almoço são uma maneira fácil de fazer mudanças saudáveis ​​regularmente. O presunto e o queijo costumam ser ricos em gordura saturada e sal, e o presunto é uma carne processada, portanto, não devemos comer muito.

Experimente mudar para ovo, homus, atum e cream cheese com baixo teor de gordura – e não se esqueça de adicionar alface, tomate, pepino ou outros vegetais.

 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest