Quantos graus é febre? Como medir a temperatura?

quantos-graus-febre-como-medir-temperatura (1)

A febre é um sintoma que indica claramente que nosso corpo está lutando com uma doença. Embora seja um método de defesa, há certas temperaturas que devemos controlar, caso contrário, complicações como convulsões podem se desenvolver. 

Mas quantos graus é febre?

Esta é uma questão de grande interesse, já que nosso corpo pode variar a temperatura constantemente. Claro, existem níveis normais que são regulados pelo hipotálamo (uma área do cérebro). Nesse sentido, é vital determinar onde você deve se preocupar para diminuir a febre imediatamente.

Para ajudar você a entender mais sobre quantos graus é febre, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é febre?

A febre é uma resposta do sistema imunológico, que tenta combater elevando a temperatura corporal com agentes infecciosos e não infecciosos.

Durante esse processo, ele luta para superar a raiz da doença que está atacando o corpo. O oxigênio sobe para mais de 10% e, portanto, há necessidade de fluidos.

Qual é o papel da febre no corpo?

A febre é um mecanismo de defesa também presente em alguns animais. Sua função é ajudar a combater a infecção ou agente que está invadindo negativamente o corpo. A alta temperatura diminui a reprodução de micróbios e aumenta a resposta positiva.

Durante o processo de elevação da temperatura, nosso corpo pode fazer o seguinte:

Danifica e elimina os organismos que causam a ameaça do nosso corpo.

Contribui para a produção de proteínas, a fim de preservar células saudáveis.

Quantos graus é febre em um adulto?

Nossa temperatura varia durante o dia. Na verdade, quando mal acordamos, é mais baixa. Por outro lado, quando o dia passa, ela aumenta, atingindo seu ponto mais alto ao pôr do sol ou à noite.

No entanto, a febre é considerada em um adulto quando a temperatura indicada pelo termômetro sobe para mais de 37,2 °C pela manhã ou 37,5 °C à tarde. A temperatura normal varia entre 36,4 °C e 37,2 °C.

Você está apresentando dores no ombro? Então não hesite em procurar um ortopedista especialista, pois você pode estar com tendinite. Isso só piora a situação, já que é bem complicado dormir com uma tendinite no ombro e febre alta. 

Quantos graus é febre em crianças?

quantos-graus-febre-como-medir-temperatura

A febre em bebês e crianças é muito delicada e requer observação ou medição constante. Dependendo de como você mede a temperatura, o resultado que indica que a criança tem febre é o seguinte:

Via oral – 37,5 °C

Sob o braço – 37,2 °C

Nas nádegas – 38 °C

Que grau de temperatura é perigoso?

Febre deve ser observada, porque problemas com uma elevação excessiva podem ocorrer, o que pode ter sérias consequências para o corpo. Isso é especialmente importante quando se trata de bebês e crianças, porque elas são mais suscetíveis a doenças febris.

Podemos destacar três tipos de febre:

Febrícula – uma elevação leve de até 37,5 °C.

Febre – é quando sobe de 38 °C.

Atendimento de emergência a partir de 40 °C

Este último é o mais perigoso, porque sintomas como tontura, sudorese, náuseas podem ocorrer. É estritamente necessário tomar tratamentos para baixar a febre. Caso contrário, a febre pode subir para 41 °C, causando alucinações e confusão.

Se a temperatura subir para 42 °C, problemas cerebrais irreversíveis, e até mesmo a morte, podem ocorrer, embora esses casos não sejam muito comuns. 

Atualmente, existem medicamentos que diminuem a febre imediatamente. Além disso, existem médicos qualificados que sabem como alcançar a termorregulação ideal nos pacientes.

O que fazer em caso de febre?

Como indicado acima, a febre é uma resposta do nosso próprio corpo para derrotar agentes externos. Portanto, quando você tiver febre leve, espere algumas horas para ver como ela evolui. É possível com um pouco de descanso e sem remédios melhore.

Claro, a febre deve ser monitorada. Portanto, se a temperatura subir, é melhor tomar algum tratamento antitérmico. Se persistir, você deve ir ao médico para que ele possa diagnosticar a causa. Desta forma, ele lhe oferecerá um tratamento adequado.

De fato, se a febre estiver relacionada à gripe, não hesite em informar o profissional de saúde, pois isso permitirá que ele faça um melhor diagnóstico e você se recupere o mais rápido possível.

Se você passou por algum procedimento médico complexo, como uma cirurgia de joelho, você deverá seguir à risca as orientações da equipe médica para que a febre diminua o quanto antes. 

Como diminuir a febre em casa?

quantos-graus-febre-como-medir-temperatura (1)

Há certas coisas que você pode fazer em casa para diminuir a febre, uma delas é tomar banho. A temperatura da água recomendada está 2-3 °C abaixo da temperatura que você está apresentando. Isso não só irá relaxá-lo, mas também é o mecanismo mais antigo para baixar a febre.

Por outro lado, fique leve com roupas. Isso ocorre porque estar muito quente torna o corpo quente, então evite o uso de cobertores ou muitas roupas. 

Ao mesmo tempo, não se esqueça de beber muito líquido, sopas, sucos, água, etc. Normalmente, seguindo essas recomendações, a febre pode diminuir.

Conclusão

Gostou de saber mais sobre quantos graus é febre? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Post Anterior: TPM, quais alimentos podem ajudar a diminuir as causas

Gostou? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest