TPM, quais Alimentos podem Ajudar a Diminuir as Causas

tpm-alimentos-ajudar-diminuir-causas

Se tem uma coisa que incomoda bastante, cerca de 80% das mulheres brasileiras é a TPM (tensão pré-menstrual). Por isso a busca para resolver este problema é muito comum. Entre várias maneiras está incluído alimentos saudáveis.

Uso de algumas frutas e verduras e outros alimentos podem ajudar e muito a diminuir os sintomas. Algo que pode ser aprendido em cursos online de nutrição.

Logo mais será mostrada quais são os alimentos que podem ajudar a diminuir as causas

TPM, quais Alimentos podem Ajudar a Diminuir as Causas

Os sintomas comuns de TPM são: dor de cabeça, inchaço, cólica irritação e desânimo. É comprovado que alguns nutrientes como vitamina A, B6, aminoácidos como tirosina e triptofano e o mineral magnésio são capazes de diminuir os sintomas.

Certo que uma alimentação saudável ajuda o corpo em diversos problemas como no caso da TPM. Então, conhecendo mais sobre o transtorno será mais fácil resolver.

Diante dessa situação iremos apresentar um pouco mais sobre esse problema e principalmente sobre os alimentos que podem diminuir as causas.

Alguns problemas que afetam muito a mulher durante a TPM são suas alterações hormonais. Devido a isso, situações como baixas de serotonina podem levar a mulher a ter um mau humor.

Logo será necessário utilizar alguma alimentação que possa oferecer algum tipo de nutriente para amenizar essa alteração.

O que é TPM e as Causas

A TPM é um conjunto de sintomas que ocorre 10 dias antes do início do ciclo menstrual.

Esse transtorno pode ser dividido em quatro tipos diferentes, mas as suas causas podem variar. Sendo assim sensações como ansiedade, irritabilidade, depressão, insônia, choro e até confusão mental, podem ocorrer.

Porém, é muito possível que as mulheres apresentem várias dessas ações no mesmo ciclo, se tornando ainda mais complicado.

As maneiras de tratar a TPM pode ser constituída entre alguns meios como:

  • Aumento da atividade física;
  • Diminuição do stress;
  • Comer alimentos saudáveis;
  • Tomar fármacos como anticoncepcionais.

Alimentos adequados para diminuir os sintomas da TPM

Frutas

Uma dessas frutas é a banana, o triptofano dela é muito bem aproveitado pelo organismo. Inclusive se for usada verde em massa, assim a quantidade de aminoácidos é muito maior.

Além disso, as frutas são ricas em fibras que melhoram ainda mais o trânsito intestinal diminuindo a fadiga.

Frutas ricas em betacaroteno também são excelentes para este momento complicado. Normalmente os alimentos amarelos são os mais ricos nessa substância então mamão, manga damasco são ótimas nesse nutriente

Alimentos ricos em ômega 3

O ômega-3 é um rico nutriente muito bom para várias funções no organismo como regularizar o colesterol, dá energia para o coração por ser um ácido graxo. Além disso, ele é muito bom para o cérebro também anti-inflamatório e tem um poder durante a TPM.

Alimentos ricos em ômega 3 são peixes de água profunda e gelada como sardinha, cavalinha e salmão.

Além disso, pode ser ingerida cápsulas com ômega 3, ou então usar sementes como a linhaça in natura ou em forma de óleo.

Entretanto existem outros que contribuem para aumentar a taxa de ômega 3, como as nozes. Inclusive elas são ricas em vitamina E que possuem poder antioxidante muito forte no tecido adiposo.

Aveia

Aveia é um dos cereais mais ricos em nutrientes que a natureza oferece, com grande quantidade de proteínas, vitaminas, minerais e substâncias nutricionais.

Por ser rico em fibra ela está entre os alimentos que podem ajudar a diminuir as causas da TPM. Inclusive ela ajuda também no sono e na saciedade, diminuindo a quantidade de alimentos ingeridos, contribuindo para que o estômago não fique sobrecarregado.

Não somente aveia, mas os cereais integrais como arroz, amaranto, quinoa, entre outros, oferecem um grande aporte nutritivo. Sendo assim, vitaminas B1, B2 e B6 ajudam no sistema nervoso e nos transtornos hormonais.

Verduras

As verduras também têm um grande aporte nutritivo, com poder antioxidante controlando a ação dos radicais livres. Consequentemente diminui o desgaste no corpo provocado por oxidação.

Entre elas encontram-se crucíferas como couve-flor, couve e repolho. Esses alimentos são ricos em fitoquímicos, os verdes têm um aporte maior de vitamina C e ferro.

As verduras mais amareladas são ricas em betacaroteno, chamada de pró-vitamina e possui ação antioxidante.

A melhor coisa é fazer uma boa combinação de cores, colocando na mesa alimentos verdes, roxos, amarelos e brancos. Dessa forma os nutrientes de diversos tipos estará fazendo parte desse organismo

Leguminosas

O grupo das leguminosas são:

  • Feijão;
  • Soja;
  • Falava;
  • Grão-de-bico;
  • Lentilha;
  • Ervilha, etc.

Esses alimentos são muito concentrados em proteínas, possuindo grande valor biológico, forma-se ótima quantidade de aminoácidos. Sendo assim ajuda nos processos de equilíbrio hormonal, como o triptofano.

Os leguminosos também possuem uma grande quantidade de ferro, mineral que é muito perdido no ciclo menstrual. Então, quanto mais aporte nutritivo, melhor será o estado da mulher após todo esse período de ciclo menstrual e TPM.

Quais alimentos pioram a TPM

Certamente muitos dos alimentos que prejudicam um ciclo menstrual e pior, um quadro de TPM, são do tipo estimulante, industrializados e com poucos nutrientes.

Diante dessa realidade a mulher tem que diminuir a quantidade de carboidratos refinados, açúcar, doces, massas refinadas e gorduras trans.

Outro ponto muito importante é evitar o uso de bebidas alcoólicas e cigarro.

Bebidas alcoólicas são prejudiciais à saúde, como também uso de refrigerantes que são um alimento prejudicial para todo o corpo.

O uso da carne vermelha também não é favorável para quem tem TPM, Sendo em forma de fritura as coisas se tornam ainda piores. Por isso o uso desses artigos alimentares contribui para deixar o corpo mais inchado.

Diante disso, é importante fazer boas caminhadas e qualquer atividade física, ou exercícios físicos que possam melhorar o organismo.

Últimas Considerações

Sem dúvida os alimentos podem ajudar a diminuir as causas da TPM, sendo assim a única coisa que resta é colocar em prática e ter excelentes resultados.

Diante desse quadro, a melhor coisa a fazer é mudar o estilo de vida. Sendo assim, esse é o melhor remédio.

Faça a partir de hoje uma mudança de estilo de vida e terá como consequência uma melhora em seu quadro de TPM. Cursos online podem te ajudar bastante neste quesito.

O que você achou deste conteúdo? Ele foi informativo para você? Acesse mais assuntos como este aqui mesmo. Se tiver alguma dúvida é só perguntar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Post Anterior: 5 dicas para manter-se com a saúde mental em dia na terceira idade

Gostou? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest