Qual o melhor horário para tomar vitamina D? Saiba aqui!

qual-melhor-horario-tomar-vitamina-d

De manhã, de noite, qual o melhor horário para tomar vitamina D?

Essencial para o bom funcionamento do organismo, os benefícios da vitaminas e minerais são inúmeros, particularmente na imunidade, e às vezes, é necessária uma suplementação.

Embora seja uma vitamina importante, ela está presente muito pouco em alimentos e é difícil obtê-la apenas através da alimentação.

Por exemplo, no inverno, geralmente ocorre um déficit de vitamina D, pois é o sol que permite sintetizar essa vitamina. E com dias mais curtos e falta de luz, há naturalmente uma redução de seus níveis.

Além de descobrir aqui o horário mais adequado, você vai saber quais os principais benefícios da vitamina D, como saber se você está com uma carência e muito mais…

Por que tomar vitamina D?

A vitamina D se diferencia das outras vitaminas porque ela é considerada como um hormônio e produzida pela pele após a exposição solar.

Obter vitamina D nas quantidades suficientes é essencial para nossa saúde, particularmente por seu papel no sistema imunológico, saúde dos ossos, prevenção do câncer, etc.

No entanto, é uma vitamina presente em poucas quantidades nos alimentos, e assim, fica difícil suprir suas necessidades se você não pega sol regularmente.

Para os idosos e pessoas com uma pele mais escura, excesso de peso ou pessoas que vivem em locais onde há pouca luz solar, o risco de carência é ainda mais alto.

Dessa forma, os suplementos são uma maneira simples e eficaz de atender às suas necessidades, porém, é importante saber qual o melhor horário para tomar vitamina D.

Quais os benefícios da vitamina D?

Antes de saber qual o melhor horário para tomar vitamina D, quais são seus benefícios para a saúde?

        Fortalece o sistema imunológico, o que ajuda na prevenção de certas doenças;

        Ajuda na absorção do cálcio e fósforo;

        Desempenha um papel importante na prevenção do diabetes;

        Auxilia a levar o cálcio do intestino até os ossos e dentes;

        Ajuda a reduzir a inflamação em caso de psoríase;

        Importante na prevenção de doenças cardiovasculares.

Qual o melhor horário para tomar vitamina D?

Alguns estudos mostram que os suplementos de vitamina D devem ser tomados junto com as refeições para estimular a absorção.

Saiba que a vitamina D é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, ela não se dissolve na água e é melhor absorvida na circulação sanguínea quando associada a alimentos ricos em gordura.

Por essa razão e respondendo à pergunta sobre qual o melhor horário para tomar vitamina D, recomenda-se tomar a vitamina D junto com uma refeição, a fim de melhorar a absorção, de preferência, no café da manhã.

Segundo um estudo com 17 pessoas, que tomaram a vitamina D com a principal refeição do dia, teria aumentando os níveis de vitamina D em cerca de 50% após apenas 2 a 3 meses.

Saiba que o abacate, nozes, produtos lácteos e ovos são fontes nutritivas de gordura que ajudam a aumentar a absorção de vitamina D.

Enfim, é mais prático e fácil de se lembrar de tomar a vitamina D de manhã que tomar mais tarde.

Carência e excesso de vitamina D quais as causas e efeitos?

Agora que você já sabe qual o melhor horário para tomar vitamina D, quais as possíveis causas de uma falta dessa vitamina?

Então, uma carência de vitamina D pode ser devido à:

        Uma falta de sol, principalmente no inverno;

        Uma alimentação desequilibrada, como não comer carnes, ovos, peixes ou produtos lácteos;

        Certas doenças digestivas ou em caso de câncer, obesidade, alcoolismo ou tratamentos médicos.

Além disso, os idosos apresentam um maior risco, onde a falta de vitamina D pode aumentar a chance de perda de densidade óssea, logo, uma osteoporose, assim como os recém-nascidos e gestantes.

Em crianças, uma carência de vitamina D pode provocar o raquitismo, um retardo no crescimento e desenvolvimento motor.

Já em adultos, a falta dessa vitamina pode causar uma desmineralização óssea, náuseas ou vômitos, fadiga muscular, maior risco de fratura e doenças cardiovasculares.

Por outro lado, o excesso de vitamina D (dose maior que 10.000 UI por dia) é mais raro, mas possível em caso de suplementação excessiva, e pode causar desidratação, náuseas, perda de peso e até insuficiência renal.

Qual a dosagem por dia de vitamina D?

Além de saber qual o melhor horário para tomar vitamina D, é essencial tomar a dosagem certa.

Infelizmente, muitas pessoas estão fazendo uso de doses excessivas de vitamina D.

Portanto, recomenda-se 600 UI/dia para adultos com 70 anos ou menos, e 800 UI/dia para pessoas com mais de 70 anos.

Na verdade, a dose diária vai variar de pessoa para pessoa, e a partir dos resultados em exames de sangue, repor o que falta.

Por isso, antes de você tomar vitamina D, é melhor consultar seu médico a fim de não correr o risco de uma superdosagem.

 

Essa super dica é do Dr. Fabio Barros? Dr. Fabio é Top 7 em Harmonização Facial no País. O Cirurgião Dentista Dr. Fabio Barros foi eleito pelas Mídias especializadas, por dois anos consecutivos, entre os 7 maiores Harmonizadores Faciais do Brasil. Dr. Fabio Barros, além de uma profunda formação em Odontologia e Cirurgia bucomaxilofacial, possui extensões em Estética Facial pelo Instituto Marc – Miami-EUA, e Fios Faciais – Dr.Kwon – Korea do Sul. Além disso, o Dr. Fabio Barros é um dos pioneiros em adotar e realizar a Harmonização Orofacial com o auxílio do Ultrassom no Brasil e no Rio de Janeiro – o que lhe confere total controle e capacitação para evitar quaisquer intercorrências, e também solucionar problemas quando o paciente chega em seu consultório, oriundo de um atendimento mal sucedido, realizado por outro profissional.

Gostou? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest