A gestação é um período acompanhado de muita ansiedade e muitas mulheres se perguntam sobre tipos de muco na gravidez, especialmente quando devem se preocupar.

A questão aqui é quanto ao tipo de secreção, pois algumas podem indicar algum problema.

Por isso, é essencial fazer o pré-natal e se perceber uma secreção com cor ou consistência diferentes, o melhor a fazer é consultar seu médico.

Para tirar todas as suas dúvidas, conversamos com um médico ginecologista para esclarecer as perguntas mais frequentes sobre tipos de muco na gravidez.

Tipos de muco na gravidez o que é?

Para entender melhor os tipos de muco na gravidez, o que é um muco?

É uma secreção que tem como função lubrificar e manter a vagina limpa, evitando assim inflamações e infecções.

Ou seja, serve para proteger o corpo da mulher.

Ao longo da gestação, as secreções vaginais vão se acumulando no colo do útero, formando uma espécie de “tampa”, o que impede a entrada de bactérias no útero.

Embora algumas secreções sejam absolutamente normais durante a gravidez, se apresentarem cor e cheiro diferentes, é o momento de consultar um médico.

Leia também: Qual Melhor Creme Hidratante para Bebê? Saiba como escolher

Tipos de muco na gravidez quais são normais?

Os tipos de muco na gravidez que são normais geralmente não têm cor e nem cheiro, além de não causar ardência ou coceira.

Às vezes, pode ser transparente ou branco.

Como é o estrogênio que estimula sua liberação, a tendência é uma maior produção de muco durante a gravidez, além do aumento da circulação na região pélvica.

Portanto, isso não significa nenhum problema, e sim que o organismo da mulher está eliminando o excesso de estrogênio.

Assim, as secreções normais na gravidez apresentam as seguintes características:

Transparentes;

Aspecto leitoso;

Sem cheiro;

Consistência mais espessa.

Lembre-se da importância do acompanhamento médico durante a gravidez, e sempre que notar qualquer anormalidade, consultar imediatamente o seu médico.

Tipos de muco na gravidez quando devo consultar um médico?

Alguns tipos de muco na gravidez são normais, em razão das alterações fisiológicas e anatômicas no organismo da mulher, no entanto, outros são motivo de preocupação.

É o caso do corrimento marrom ou avermelhado, que pode ser sinal de um aborto, dependendo da época da gestação.

Por outro lado, no caso de uma gravidez mais adiantada, se o muco vier acompanhado de dor ou contração, pode ser deslocamento de placenta.

Veja outros casos em que o médico deverá ser consultado:

Corrimento com cheiro forte e acinzentado ou esverdeado;

Ardência, pois pode ser sinal de uma infecção, como a candidíase

Em todos esses casos, o médico deverá ser consultado o mais rapidamente possível para orientar quanto ao tratamento e evitar complicações para a mãe e o bebê.

Apenas lembrando que, o sangramento é normal durante o trabalho de parto, já que o colo do útero se torna mais fino e se preparando para o nascimento do bebê.

Agora que você já sabe tudo sobre tipos de muco na gravidez, caso perceba alguma coisa diferente, marque logo uma consulta com seu médico!

Fátima Watanabe, biblioteconomista formada pela UFMG, iniciou sua carreira escrevendo sobre Dante Alighieri. Atualmente, é pesquisadora, utiliza palavras-chave na didática e produz editoriais e artigos.