Só mais um site WordPress

Quais os sintomas de falta de vitamina D no corpo? Saiba aqui!

Por que é importante saber quais os sintomas de falta de vitamina D no corpo

Simplesmente porque quando há carência em vitamina D, o organismo absorve menos cálcio e fósforo, os quais em quantidade insuficiente, podem causar problemas ósseos.

Por exemplo, em mulheres grávidas, a falta de vitamina D causa uma carência no feto, e o recém-nascido é exposto a um risco maior de raquitismo.

Para tirar todas as suas dúvidas, vamos mostrar os principais sintomas que indicam o déficit de vitamina D no corpo, quais as consequências e o que fazer para aumentar os níveis.

Qual o papel da vitamina D?

Antes de saber quais os sintomas da falta de vitamina D no corpo, vale a pena entender qual o papel da vitamina D.

Ela favorece a absorção do cálcio e sua fixação nos ossos, o que ajuda a fortalecer os ossos. Dessa forma, a vitamina D é essencial para evitar fraturas ósseas que podem ocorrer com a idade.

Também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e contribui para a renovação das fibras musculares.

A vitamina D protege os neurônios e age sobre o humor. A serotonina é sintetizada em parte ao nível do cérebro a partir de um aminoácido que é ativado pela vitamina D.

Por fim, ela fortalece o sistema imunológico contra os vírus. Por isso que durante a pandemia, os médicos citaram a importância da vitamina D.

Quais as causas do déficit de vitamina D?

O corpo humano não produz a vitamina D sozinho. Seu aporte vem do exterior. Na verdade, as principais causas do déficit desta vitamina são:

  • Falta de sol: o sol é uma das fontes de tomar vitamina D. Se a pessoa não se expõe ao sol durante 15 a 20 minutos por dia, sem estar com o rosto e braços descobertos, ela não sintetiza a quantidade suficiente para atender às necessidades diárias;
  • Alimentação desequilibrada: os alimentos ricos em vitamina D são essenciais para evitar as carências, mas sem o sol, esses alimentos não bastam, e uma complementação pode ser necessária.

Vale saber também quais os valores que indicam que há um déficit de vitamina D:

Quando a taxa é superior à 30 ng/ml, está normal. Se está entre 20 e 30 ng/ml, é insuficiente, mas abaixo de 20 ng/ml, indica uma carência.

Quais os sintomas de falta de vitamina D no corpo?

Os principais sintomas que mostram a carência de vitamina D no organismo são:

  • Fraqueza muscular;
  • Dores musculares;
  • Fadiga;
  • Cãibras musculares;
  • Vertigens;
  • Pele seca;
  • Humor deprimido, porque há um desequilíbrio da serotonina;
  • Ganho de peso;
  • Formigamentos.

No caso de ganho de peso, ocorre porque o corpo tem dificuldade em equilibrar a insulina, e assim, a pessoa tem desejo por mais açúcar e engordar.

É por isso que muitas mulheres com falta de vitamina D no corpo usam cinta modeladora, justamente para esconder aquelas gordurinhas a mais.

Quais as consequências da carência de vitamina D?

Conhecendo agora quais os sintomas de falta de vitamina D no corpo, saiba que níveis baixos de vitamina D têm consequências no organismo:

Como você viu,  a vitamina D é fundamental para fortalecer as defesas do organismo. Dessa forma, em caso de falta, o sistema imunológico enfraquece.

E esse quadro pode piorar se a pessoa estiver estressada e não seguir uma dieta equilibrada.

A falta de vitamina D também pode causar dores musculares, vertigens, ganho de peso e uma grande fadiga.

Ao longo da pandemia, observou-se que um grande número de pessoas que desenvolveram formas graves de Covid-19 tinham déficits em vitamina D.

Como prevenir a falta de vitamina D no corpo?

A falta de vitamina D pode ser tratada com algumas alternativas naturais:

  • Pegar sol de 15 a 20 minutos por dia, e se possível, consumir alimentos ricos em vitamina D, como atum, salmão e gema de ovo;
  • Usar suplementos, porém, é importante respeitar a posologia porque uma grande quantidade também é prejudicial;
  • Fazer exercícios diários, e se você não gosta de academia, a dica é fazer bicicleta ergométrica e de preferência, posicioná-la em um lugar que bata sol;
  • No caso de mulheres na menopausa, idosos ou pessoas com osteoporose, recomenda-se a vitamina D3, para preservar a solidificação óssea.

Conclusão

Agora que você conhece quais os sintomas de falta de vitamina D no corpo, é importante estar atento, mas ao seguir essas dicas acima, vai ajudar bastante a manter suas taxas normais!

 

Artigo anterior: Como saber se o ligamento do joelho está rompido?

Comentários estão fechados.